Rio transborda após forte chuva em Monte Santo e Andorinha; cabras morreram após serem arrastadas pela enxurrada

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Produtores rurais relataram prejuízos depois que o rio Jacurici transbordou.

Por g1 BA e TV São Francisco

Cabras foram arrastadas após rio transbordar — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O rio Jacurici, localizado na divisa entre as cidades de Monte Santo e Andorinha, transbordou nesta terça-feira (5), após a forte chuva que atingiu o município.

Imagens feitas por moradores mostram uma inundação, que segundo produtores rurais, causou mortes de cabras, que se afogaram no local. Alguns dos animais foram arrastados pela enxurrada e ficaram pendurados em árvores.

Os vídeos também mostram pessoas se arriscando no alagamento e motocicletas caídas.

Segundo informações da Prefeitura de Monte Santo, apesar da chuva registrada nos últimos dias, o município está com decreto de situação de emergência por causa da seca e os produtores têm recebido auxílios para solucionar prejuízos.

Rio transbordou na divisa entre as cidades de Monte Santo e Andorinha — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Rio transbordou no norte da Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

A cidade de Capim Grosso, que também fica no norte doestado, registrou mais de 450 mm de chuva nos últimos dois meses. O volume é considerado grande para o curto período.

Por causa chuva que caiu na tarde de segunda-feira (4), moradores da sede e da zona rural tiveram casas invadidas pela água. Na terça-feira (5), a população começou a contabilizar os prejuízos causados pelo temporal.

Muitas pessoas perderam móveis. No entanto, não há informações sobre desalojados ou desabrigados no município.

Ruas de Capim Grosso ficaram alagadas após rio transbordar — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Também por causa do temporal, estradas que dão acesso à zona rural ficaram danificadas. Um dos trechos foi a vicinal de Tigre, que segue em situação crítica nesta quarta, segundo a prefeitura da cidade.

Apenas motocicletas conseguem passar pelo local e muitos moradores estão ilhados na região.

Na sede da cidade, no bairro Planaltino, que passa por obras de esgotamento sanitário, um homem foi arrastado pela enxurrada após se desequilibrar. Ele passa bem.

De acordo com a Secretaria de Agricultura de Capim Grosso, as estradas afetadas pela chuva vão passar por manutenção depois que a chuva diminuir.

Motocicletas caíram após força da chuva — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Veja também

Invejar é fácil!

Blog do Eloilton Cajuhy Qualquer um pode jogar as próprias frustrações sobre uma pessoa que aparenta ter a vida ideal. É muito