Operação Swallow prende quatro suspeitos e cumpre 12 mandados contra grupo investigado por tráfico e homicídios em Monte Santo e Andorinha

Investigação aponta movimentação de cerca de R$ 5 milhões.

Por Blog do Eloilton Cajuhy – BEC

📲 Siga o canal do BEC no WhatsApp

📷 Polícia Civil

Uma operação conjunta das Polícias Civis da Bahia e de Minas Gerais resultou no cumprimento de quatro mandados de prisão e oito mandados de busca e apreensão contra pessoas investigadas por tráfico de entorpecentes, envolvimento com organização criminosa, lavagem de dinheiro e homicídios.

Denominada Operação Swallow, a ação foi realizada por equipes da 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (19ª COORPIN), em Senhor do Bonfim, do GATTI Centro Norte, do Núcleo de Inteligência da 19ª COORPIN e da 25ª COORPIN, com sede em Euclides da Cunha, além da Polícia Civil de Minas Gerais, por meio do 9º Departamento de Polícia Civil de Uberlândia.

Durante a operação, um homem de 27 anos, apontado pelas investigações como uma das principais lideranças do grupo criminoso, foi localizado e preso no povoado de Amanhece, município de Araguari (MG). Natural de Monte Santo, ele era considerado foragido da Justiça baiana havia cerca de três anos e, segundo as investigações, seria responsável por liderar o tráfico de drogas e comandar ações violentas, incluindo homicídios. Contra ele havia três mandados de prisão.

Na cidade de Uberlândia, também em Minas Gerais, foram presos um homem de 24 anos e sua companheira, de 20 anos. Conforme as investigações, o casal estaria ligado ao gerenciamento do tráfico de drogas em Andorinha, atuando à distância. A mulher seria responsável pela contabilidade relacionada à comercialização dos entorpecentes.

Na Bahia, um quarto mandado de prisão e de busca e apreensão foi cumprido contra uma mulher de 43 anos, no município de Andorinha. Segundo a Polícia Civil, ela seria integrante de um terceiro nível de atuação dentro da estrutura criminosa, tendo como atribuições o recrutamento de novos vendedores e o emprego de violência contra devedores e desafetos do grupo.

📷 Polícia Civil

De acordo com as investigações, os suspeitos apontados como responsáveis pelo gerenciamento do tráfico são investigados como possíveis mandantes de dois homicídios registrados em Andorinha em agosto de 2025.

As vítimas foram Carlos Ferreira da Silva, morto em 14 de agosto de 2025, e Gustavo Henrique Inácio da Silva, morto em 25 de agosto de 2025.

A Polícia Civil também investiga a possível participação do grupo em outros homicídios ocorridos em 2026.

Ainda conforme as informações preliminares da investigação, o grupo criminoso mantinha influência sobre a comercialização de drogas em áreas de Monte Santo e Andorinha e teria ligação com uma facção criminosa envolvida com atividades violentas.

Além das prisões e buscas, a operação também teve como objetivo reunir elementos para aprofundar as investigações sobre a movimentação financeira do grupo.

Segundo os dados preliminares apresentados pela Polícia Civil, o esquema relacionado ao tráfico de drogas teria movimentado aproximadamente R$ 5 milhões.

A Justiça também determinou o bloqueio de contas bancárias que, segundo as investigações, seriam utilizadas para a movimentação dos valores relacionados às atividades criminosas.

Os mandados de busca e apreensão cumpridos em Monte Santo tiveram como objetivo a coleta de documentos, dispositivos e outros elementos que possam contribuir para o esclarecimento dos crimes investigados e para a identificação de outros possíveis integrantes da organização criminosa.

As investigações continuam para apurar a extensão da atuação do grupo, a eventual participação de outros envolvidos e a relação dos suspeitos com os homicídios investigados na região.

Veja também