Grupo de pesquisas faz homenagem a soldados mortos por bando de Lampião no interior de Campo Formoso

Blog do Eloilton Cajuhy

Foto: Mauro Coelho

O grupo de pesquisas e estudos Cangaçou, junto à comunidade de Brejão da Caatinga, interior de Campo Formoso, realizou neste domingo (09), o evento “Estilizando a Caatinga”, com o objetivo de homenagear os cinco soldados que foram mortos pelo bando de Lampião, fato registrado no dia 04 de julho de 1929, naquela localidade.

O evento contou com a participação de autoridades, historiadores, estudiosos e apaixonados, além da atração cultural, a Quadrilha junina de Brejão da Caatinga, e o grupo de xaxado Na Pisada de Lampião, vindo de Sergipe.

Houve uma salva de tiros em homenagem aos policiais combatentes, pela Polícia Militar da Bahia, e a inauguração de um monumento em memória dos soldados. A Filarmônica União dos Ferroviários Bonfinenses também abrilhantou o evento.

O grupo Cangaçou exibiu e entregou certificados de Personalidade Eterna do Sertão para familiares e figuras históricas.

O grupo, em nota, agradeceu a todos os envolvidos, participantes e convidados que auxiliaram a produzir evento tão importante para o marco histórico da região do Piemonte Norte do Itapicuru, ligados diretamente pelo fenômeno Cangaço.

O grupo Cangaçou possui agenda e projetos futuros para outras localidades e eventos.

Veja também