Grupo de pesquisas faz homenagem a soldados mortos por bando de Lampião no interior de Campo Formoso

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Blog do Eloilton Cajuhy

Foto: Mauro Coelho

O grupo de pesquisas e estudos Cangaçou, junto à comunidade de Brejão da Caatinga, interior de Campo Formoso, realizou neste domingo (09), o evento “Estilizando a Caatinga”, com o objetivo de homenagear os cinco soldados que foram mortos pelo bando de Lampião, fato registrado no dia 04 de julho de 1929, naquela localidade.

O evento contou com a participação de autoridades, historiadores, estudiosos e apaixonados, além da atração cultural, a Quadrilha junina de Brejão da Caatinga, e o grupo de xaxado Na Pisada de Lampião, vindo de Sergipe.

Houve uma salva de tiros em homenagem aos policiais combatentes, pela Polícia Militar da Bahia, e a inauguração de um monumento em memória dos soldados. A Filarmônica União dos Ferroviários Bonfinenses também abrilhantou o evento.

O grupo Cangaçou exibiu e entregou certificados de Personalidade Eterna do Sertão para familiares e figuras históricas.

O grupo, em nota, agradeceu a todos os envolvidos, participantes e convidados que auxiliaram a produzir evento tão importante para o marco histórico da região do Piemonte Norte do Itapicuru, ligados diretamente pelo fenômeno Cangaço.

O grupo Cangaçou possui agenda e projetos futuros para outras localidades e eventos.

Veja também

MEC publica edital de inscrições para o Fies

Complementação de informações de pré-selecionados começa dia 31. Por Agência Brasil O Ministério da Educação (MEC) anunciou o cronograma e demais procedimentos