Personalidades de Bonfim e região lamentam a morte de Padre Luiz

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Através das redes sociais, o padre é lembrado como um grande sacerdote e defensor das causas sociais.

Blog do Eloilton Cajuhy

Reprodução

A morte do Padre Luiz Tonetto, aos 83 anos, ocorrida na madrugada desta terça-feira (10) em um hospital de Petrolina-PE, causou grande comoção em Senhor do Bonfim e cidades onde o sacerdote atuou.

Conhecido por defender as causas sociais e populares, Padre Luiz se engajou na defesa da luta pela terra enquanto atuava como religioso na Diocese de Bonfim. Seu corpo já está sendo velado na Catedral Diocesana, e o sepultamento vai acontecer nesta quarta-feira (11), às 10h30, dentro da Catedral.

Nas redes sociais, foram muitas as manifestações de pesar pelo seu falecimento.

Confira:

Padre Luiz foi um grande profeta que colocou o evangelho de Jesus Cristo em prática. Sua maior missão era ajudar os pobres, grande defensor da mãe terra, foi animador das comunidades eclesiais de base, compartilhou os saberes bíblicos baseados na nossa vida. Atuou na construção de cisternas, casas de farinhas, do centro comunitário para catequese, construção e restauração igrejas. Foi um servo de Deus que veio da Itália e semeou muitas sementes em nossa diocese. Descansa em paz, padre Luiz. Que Deus o tenha no descanso eterno, pois entendemos que sua fé e sua caminhada aqui nesse mundo prepararam-lhe seu lugar no céu junto de Deus. Célio Castro, Agente da Comissão Pastoral Diocesana/CPT.

Hoje foi ao encontro do pai celestial na pátria eterna, o padre Luiz Tonetto! Um homem de Deus que saiu do outro lado do Atlântico para vir à Diocese de Senhor do Bonfim na qual se dedicou na evangelização do sertanejo baseado nos princípios do mestre Jesus Cristo de ir ao encontro dos injustiçados e dos mais necessitados.

Aqui na terra foi um dos fundadores das comunidades de base na zona rural, onde os camponeses viviam explorados, e ele mostrou, através da criação de sindicatos e a organização das comunidades, que eram possível reivindicar os seus direitos. Um sacerdote humilde inerente àqueles que vieram ao mundo para semear a semente da fé, da esperança e da caridade. Um sacerdote que buscava, diante das dificuldades, energia com o nosso Deus todo poderoso para superar as dificuldades encontradas na sua caminhada em busca de seu desiderato que era construir uma sociedade mais solidária, equânime e fraterna.

Durante essa sua trajetória sacerdotal, ele não seguiu o caminho da inércia e, sim, escolheu o caminho do trabalho em prol do seu semelhante, sobretudo os excluídos da sociedade, principalmente os da zona rural. Porque ele cumpriu com sua missão de um sacerdote que ficará no panteão da história da diocese de Senhor do Bonfim como um herói e um santo.

Aqui na terra ficaremos com nossas lembranças e imorredouras recordações pela sua brilhante trajetória de vida sacerdotal. Que Deus, em sua infinita bondade, o acolha em um lugar de paz na vida eterna. Descanse em paz ao lado do pai celestial, padre Luiz Tonetto! Nossos sentimentos à família e toda a Diocese de Bonfim. – Dr. Aurélio Soares.

Foto: Nilmar Lage

Um homem de fé. Veio da Itália e aqui se tornou um bonfinense, quando a sociedade de Bonfim lhe outorgou o título de cidadão. Ainda jovem foi o meu professor de religião no colégio Isabel de Queiroz. Trabalhou e demonstrou uma grande capacidade de organizar a população. Defensor intransigente dos mais humildes, muitas vezes arriscando a sua vida. Padre Luiz nos deixa em um momento muito difícil da vida do povo, mas com a esperança de que dias melhores podem advir para o nosso povo. Padre Luiz descanse em paz e seja sempre a nossa inspiração em defesa dos mais necessitados. Deus o receba na Glória eterna.José Antônio, ex-vereador e ex-vice prefeito de Senhor do Bonfim.

Os Andorinhenses estão de luto. Aqui ele deixou seu legado.Vidal Borges, Andorinha-BA.

O italiano mais brasileiro, meu amigo e companheiro! Padre Luiz Tonetto finalizou a sua gloriosa missão na Terra. A Bahia, e especialmente todo Território Piemonte Norte do Itapicuru, estão de luto pela partida deste ser humano que seguiu o legado de Cristo, deixou a sua marca de solidariedade, amor ao próximo e à justiça social. Ensinamentos que permanecem vivos em cada um de nós. – Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia!

Nos conforta saber que ele está ao lado do Senhor num reino cheio de luz. Um grande e especial evangelizador. – Carlos Brasileiro, ex-prefeito de Senhor do Bonfim e Assessor Especial do Governo do Estado.

Nossos sentimentos aos familiares e amigos do Padre Luiz Tonetto. Nesse momento não há palavras que acalme essa dor, mas com certeza sua história ficará na memória de todos aqueles que o conheceram. Luiz Tonetto foi ordenado padre na Itália, sua terra natal, em 4 de julho de 1965, chegando em Senhor do Bonfim no ano seguinte, com 26 anos de idade. Também exerceu o sacerdócio em Jaguarari, Andorinha, Caém e Nordestina, sempre em paróquias da Diocese de Bonfim. Padre Luiz teve grande atuação na Pastoral da Terra e foi um dos principais responsáveis pela formação das Comunidades Eclesiais de Base no território, contribuindo para uma Igreja atuante, engajada, transformadora de uma sociedade marcada pela desigualdade e pela exploração social. – Minha Cidade Senhor do Bonfim.

É com muita tristeza que tomo conhecimento da morte do Padre italiano Luiz Tonetto. Com 83 anos, Padre Luiz nos deixou nesta terça-feira (10). Missionário do Sertão, na Paróquia da cidade de Senhor do Bonfim, deixará saudade entre amigos, familiares e fiéis. Presto toda solidariedade e meu pesar a todas as pessoas, rogando a Deus que seu descanso seja eterno. Descanse em paz! – Fátima Nunes, Deputada Estadual.

Foto: Nilmar Lage

Padre Luiz Tonetto, meu grande amigo! Lutamos juntos em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. Muitas vezes me visitou em São Tomé, Campo Formoso, para organizarmos as comunidades daquela região. Ali foram colocados projetos de cisternas, criatório de abelha, criatório de galinha, tudo na sua organização encaminhada pela Cáritas Brasileira, que quer dizer caridade. Fiz várias marchas pelo Brasil na sua organização. Participei de vários gritos dos escolhidos, sempre com o seu apoio. Participamos de várias missões da terra. Organizou o curso de juristas leigos para nos encorajar a defender melhor as nossas comunidades. Hoje sou pastor evangélico, mas agradeço muito ao padre Luiz, porque eu aprendi através dele, nos momentos sociais. Que Deus continue levando no seguimento do juízo. – Pastor Igo.

Os nossos mais profundos sentimentos de tristeza por essa perda irreparável e insubstituível para os movimentos sociais, as CEBs e todo o povo que tinha em Pe. Luiz uma referência de luta e de fé. Fiel militante da teologia da libertação, foi um líder religioso que sempre esteve ao lado dos oprimidos, lutando incansavelmente contra os opressores, fazendo da igreja um instrumento de conscientização e acolhimento das lutas e dos direitos dos oprimidos, excluídos e marginalizados pelo sistema cruel e perverso que massacrou e massacra o povo de Deus. Todas as vezes que formos capazes de nos indignarmos com as injustiças sociais, teremos em nós, um pouco do legado, do exemplo e dos ensinamentos do nosso profeta dos oprimidos e inesquecível Pe. Luiz Tonetto. – Belo de Almeida, Fundo de Pasto de Monte Alegre (adequado).

Padre Luiz, guerreiro pela Igualdade! Mestre e companheiro de início da minha caminhada: Solidariedade, disponibilidade e compromisso revolucionário com a transformação do mundo. Defensor intransigente da Igualdade e da Liberdade, semeou, no seu Cuidar e na sua FÉ, Sonhos de Futuro para a Humanidade! Gratidão pela sua Entrega à VIDA que permanecerá, com sua presença Ancestral, na Estrada que busca a paz, a harmonia e o Amor entre os Homens, iguais no Todo e livremente diferentes em cada SER. – Benito Brasileiro, assessor do governo do estado.

Veja também