Paciente de Senhor do Bonfim recebe coração novo no Hospital Ana Neri

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Blog do Eloilton Cajuhy
Atualizado em 16 de outubro de 2023 às 15h20.

Equipe do Hospital Ana Neri realiza transplante cardíaco em paciente de Senhor do Bonfim – Foto: Sesab/GOVBA

Vida nova para Reginaldo Ferreira Xisto, de 56 anos, morador da Praça Boa Esperança, em Senhor do Bonfim. Na noite deste sábado (14), o aposentado recebeu um coração novo, através de um transplante bem sucedido no Hospital Ana Neri (HAN), em Salvador.

Portador de cardiopatia congênita, Nezinho, como é mais conhecido, passou por outra cirurgia e, há dois anos e meio, vinha aguardando o transplante. Após entrar na lista do Ana Neri, Reginaldo foi um dos primeiros a ser chamado neste retorno dos transplantes do HAN.

O transplante de Nezinho teve início por volta das 18h e se encerrou às 21h, um recorde, uma vez que a média de tempo deste tipo de cirurgia é de 6h.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), esse feito representa a volta dos transplantes de coração na Bahia, que estavam suspensos desde 2019. Ainda segundo a Sesab, a doadora foi uma mulher de 36 anos, que morava em Salvador.

A Sesab informou ainda que os transplantes cardíacos são procedimentos complexos e que exigem uma equipe multidisciplinar qualificada. O HAN é referência nesse tipo de cirurgia na Bahia e no Brasil.

Foto: Arquivo pessoal

Reginaldo Ferreira Xisto passa bem após o processo. Ele foi extubado por volta das 4h30 da manhã deste domingo (15), e deve permanecer na UTI do Ana Neri até a próxima terça-feira, dia 17, quando será avaliado pela equipe médica. Depois, deverá ser transferido para uma enfermaria.

A esposa de Reginaldo, Lucineide Maria, informou para a nossa reportagem que agora a preocupação é com a estadia na capital. Segundo ela, seu marido terá de ficar em Salvador por pelo menos 3 meses antes de retornar a Senhor do Bonfim.

Depois de deixar o HAN ele terá de ficar em um local isolado e, como a família não tem condições financeiras de alugar um local para ele, foi feita uma solicitação à Secretaria de Saúde, através do serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), mas até agora, ela não obteve resposta.

Segundo D. Lucineide, o TFD alega que a prefeitura já tem uma casa de apoio na capital e que o paciente deve ir pra lá. Uma Assistente Social do Hospital Ana Neri conversou com a assistente do TFD na última terça-feira (10) e explicou porque Nezinho não pode ficar na casa de apoio junto a outros pacientes. Desde então, o TFD de Bonfim não respondeu à solicitação.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Senhor do Bonfim informou que a Secretaria de Saúde irá resolver a questão.

Foto: Sesab/GOVBA

Veja também

MEC publica edital de inscrições para o Fies

Complementação de informações de pré-selecionados começa dia 31. Por Agência Brasil O Ministério da Educação (MEC) anunciou o cronograma e demais procedimentos