Robério foi responsável pela fundação de uma biblioteca em sua cidade natal, Itiúba.
Blog do Eloilton Cajuhy
Morreu nesta quinta-feira (22) em Itiúba, o pesquisador, escritor e tecnologista aposentado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Robério Pinto de Azeredo, aos 105 anos.
Desde os anos 1940, Robério publicava monografias, artigos em jornais e livros que explanam a historia do município de Itiúba e região, de acordo com o site Cidade em Notícias.
O escritor também foi vereador de Itiúba por vários mandados nos anos 1960, período em que idealizou, dentre outros projetos, a criação de varias escolas, incluindo o ginásio da cidade.
Em 1988, fundou uma biblioteca publica em Itiúba, que abrigava milhares de livros, sendo um recurso inestimável para educadores e estudantes.
Como escritor, publicou quatro livros que narram a rica historia daquela cidade. Essas obras trazem a evolução da região, desde o seu surgimento ate os dias atuais, com foco especial na vida dos habitantes. Destaque para o clássico literário “Itiúba e os Roteiros do Padre Severo”.
O corpo do escritor Robério Pinto de Azeredo será sepultado nesta sexta-feira (23), às 13h, no Cemitério de Itiúba. O velório acontece em sua residência na Rua Belarmino Pinto, naquela cidade.