Agência do Banco do Brasil foi atacada por volta das 2h40

Uma agência do Banco do Brasil foi atacada por criminosos durante a madrugada desta terça-feira (1º), em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador. O fato aconteceu por volta das 2h40. Segundo testemunhas, os bandidos fizeram uma barreira para atacar a agência. Por volta das 9h uma equipe do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar chegou na agência. Os militares encontraram pelo menos três explosivos deixados pelos bandidos dentro da instituição bancária.
Dois carros e um caminhão foram queimados na área industrial na estrada Cia Aeroporto também durante a madrugada desta terça – a estrada é um dos pontos de acesso para o banco. Um dos veículos que foram incendiados é um carro modelo Fox outro é uma caminhonete, de modelo não identificado.
Os automóveis estão completamente destruídos. O asfalto da estrada está com vários miguelitos – material utilizado para com furar pneus. De acordo com Polícia Civil, um dos autores foi visto usando um macacão vermelho – as imagens do circuito de segurança do banco registraram a ação. Não se sabe, no entanto, quantos bandidos participaram do crime. Além disso, mesmo com a explosão, nenhuma quantia em dinheiro foi levada do banco.
Equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), da Coordenação de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil e da Polícia Militar também estão no local.

Somente este ano, com esse de hoje, já foram registrados 26 ataques a agências e a caixas eletrônicos na Bahia, de acordo com o Sindicato dos Bancários. Na avaliação do presidente do sindicato, Augusto Vasconcelos, o tráfico de explosivos tem sido realizado por quadrilhas cada vez mais especializadas – o que revela a organização do crime. Ontem, uma lancha com mais de 70 kg de explosivos foi apreendida pela Polícia Federal, em Salvador. O material explosivo seria usado, segundo a PF, em ataques a instituições bancárias.
Por isso, a entidade tem realizado reuniões com os órgãos de segurança e com os diferentes comandos das polícias, com o objetivo de cobrar mais investimento do governo e dos bancos.
Na semana passada, representantes do sindicato estiveram com o secretário estadual da Segurança Pública, Maurício Barbosa. “Temos feito reuniões com todos os órgãos e é bom mencionar que há uma necessidade de conjugação de esforços de todas as polícias – Federal, Rodoviária, Civil, Militar – também com os bancos, que podem ajudar na elucidação dos crimes”, disse Augusto.
A proposta da entidade é que todas as agências bancárias do estado tenham câmeras de monitoramento interligadas em tempo real com o centro de monitoramento da SSP. As câmeras, que já são obrigatórias na parte interna, deveriam ser instaladas também na fachada e no entorno.
Vasconcelos acredita que isso ajudaria a elucidar crimes. “A secretaria acha correto, mas o secretário tem dito que já procurou diversas vezes os bancos, mas que algumas instituições têm criado embaraços para fornecer esse tipo de informação”.
A SSP confirmou a reunião, que aconteceu no Centro de Operações e Inteligência, no CAB. O órgão informou que o encontro tratou dessas propostas para a elaboração de um projeto de lei estadual. Na ocasião, o secretário Maurício Barbosa disse que é preciso um parecer da Procuradoria Geral do Estado sobre a constitucionalidade do PL: “A criação de uma legislação estadual voltada para esta área seria fundamental”.
*Correio













