Blog do Eloilton Cajuhy
Os anos 1970 foram marcados pela implantação de energia elétrica distribuída a partir de grupos geradores no município de Senhor do Bonfim. E desta história, faz parte um profissional que veio para iluminar boa parte do interior: José Barros da Conceição, ou simplesmente Zé do Jovino.
Ele nasceu na Fazenda Lage Grande, município de Jaguarari, mas foi registrado em Senhor do Bonfim. Seu pai, Jovino Barros da Conceição, fundou o primeiro cinema de Jaguarari e foi pioneiro na iluminação pública da cidade, daí o nome que carregou por toda sua vida, “Zé do Jovino”.
Aos 20 anos, ganhou do pai um caminhão de presente, viajando por todo país e se tornando um importante caminhoneiro da região. Anos depois, comprou o Bar Hollywood, um dos principais pontos de encontro da cidade.
Fundou a Companhia de Prestação de Serviços Elétricos – Compreserli, responsável pela execução de diversos projetos elétricos da Coelba na região e, por fim, a Bomaq, comércio varejista de máquinas, aparelhos e equipamentos elétricos, onde trabalhou, praticamente, até o final da sua vida.
O “homem da luz”, além de Bonfim, também levou energia elétrica para várias partes do município de Juazeiro. Morreu no dia 17 de outubro de 2021, deixando como legado um caminho de luz trilhado por muita gente.
*Com informações do Minha Cidade Senhor do Bonfim