Baiano de Senhor do Bonfim integra 1ª expedição brasileira ao Círculo Polar Ártico

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Destino dos pesquisadores foi Longyearbyen, capital de Svalbard, na Noruega.

Blog do Eloilton Cajuhy

Veterinário baiano de Senhor do Bonfim integra 1ª expedição brasileira ao Círculo Polar Ártico — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O veterinário e coronel do Exército, José Roberto de Andrade Lima, é o único baiano que faz parte de um grupo de brasileiros que embarcou, pela primeira vez, para um trabalho na região do Círculo Polar Ártico, na Operação Ártico I. De acordo com o g1 BA, o destino dos pesquisadores foi Longyearbyen, capital de Svalbard, na Noruega.

“É a minha primeira oportunidade nessa atividade de pesquisa. Eu sou o único veterinário da equipe e estou agregando um olhar que chamamos de ‘Saúde Única’. Ou seja, a preocupação com as doenças emergentes, inclusive as doenças que têm ligações com os dois polos”, explicou o baiano.

Um dos principais objetivos do grupo, segundo o g1 BA, é gerar dados sobre a região para novas pesquisas, futuras expedições e comparações entre o polo e a Antártica — continente estudado há mais de 40 anos por pesquisadores brasileiros pelo Programa Antártico Brasileiro (Proantar).

Outro objetivo da primeira expedição ao Ártico é buscar a colaboração com outros países na pesquisa nacional. Os pesquisadores devem visitar estações científicas e produzir relatórios que possam servir aos próximos visitantes.

José Roberto de Andrade Lima está na Longyearbyen, capital de Svalbard, desde 8 de julho deste ano. O veterinário conta que ainda não presenciou um urso polar.

“Ele é um motivo de pânico geral em todos os lugares que a gente vai. Qualquer lugar que você vai fora do centro da cidade, você tem que sair armado, porque tem uma lei local de que você tem que ir protegido contra possíveis encontros com ursos polares”, contou.

O baiano disse ainda que acha pouco provável que encontre o animal, já que a Noruega está no verão e os ursos preferem ficar em locais mais afastados, com gelo.

“Hoje, em particular, está extremamente frio. Nos outros dias, a gente tinha observado que tinha dias que a cidade estava muito quente, com 10°C, mas hoje e nos próximos dias, começamos com 3°C e sensação de 0°C”, revelou.

Natural de Senhor do Bonfim

Foto: CRMV – Bahia

Segundo a página Minha Cidade Senhor do Bonfim, José Roberto Pinho de Andrade Lima é natural do município de Senhor do Bonfim, e tem se destacado nas Forças Armadas do Brasil por sua atuação na área Ambiental e de Vigilância Sanitária. Como oficial, o bonfinense também participou da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti e atuou ainda em unidades militares dos Comandos Militares da Amazônia, Nordeste e Leste.

José Roberto é formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia, tem mestrado em Ciências Veterinárias pela Université de Montréal, doutorado em Saúde Pública pela UFBA e pós-doutorado em Saúde Global e Ambiental pela University of Florida.

É membro da National Environmental Health Association nos Estados Unidos, da Associação Brasileira de Estudos de Defesa – ABED, da Sociedade Brasileira de Biossegurança e Bioproteção, da Academia Baiana de Medicina Veterinária – ABAMEV e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia – IGHB.

Veja também

O poder de olhar para si mesmo

Blog do Eloilton Cajuhy Muitas vezes, nos pegamos presos entre o passado e o futuro, buscando respostas em experiências que já se