MPT abre inquérito para investigar descarga elétrica em Bonfim; um morreu e outros cinco ficaram feridos

Por g1

Descarga elétrica deixa feridos em Senhor do Bonfim, no norte da Bahia — Foto: Redes Sociais

O Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurou procedimento para apurar o acidente de descarga elétrica que causou a morte de um trabalhador e ferimentos em outras cinco pessoas em Senhor do Bonfim. O inquérito tem prazo inicial de 90 dias e pode ser prorrogado.

O MPT deverá solicitar informações dos órgãos que atuam no caso, como Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e a Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA), órgão de fiscalização em casos de acidentes de trabalho fatais.

O órgão verifica cumprimento das normas regulamentadores de saúde e segurança do trabalho específicas para este tipo de atividade econômica.

O MPT informou em nota que os profissionais utilizavam “equipamentos de proteção e provavelmente sem capacitação para lidar com os riscos inerentes ao trabalho com correntes elétricas”.

De acordo com a Neoenergia Coelba, o acidente aconteceu durante o serviço de instalação de postes exclusivos de iluminação pública, que é realizado pela prefeitura.

Em nota, a Coelba informou que a responsabilidade de implantação e operação da instalação dos postes não é da empresa. A distribuidora relatou que a “descarga foi provocada devido a aproximação indevida de uma estrutura metálica com a fiação”.

A Prefeitura de Senhor do Bonfim emitiu uma nota de pesar sobre o acontecido e informou que os trabalhadores realizavam a obra de reurbanização da Avenida Antônio Laurindo e prestavam serviço à empresa contratada.

A vítima que veio a óbito foi identificada como Tarcísio Domingos de Souza, de 19 anos. Ele foi socorrido e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas chegou ao local sem vida. Todas as outras vítimas atingidas pela descarga elétrica são homens.

Blog do Eloilton Cajuhy – Apesar do MPT afirmar em nota que os trabalhadores usavam equipamentos de segurança, um dos homens atingidos no acidente, em vídeo gravado pelo radialista Netto Maravilha, informou que ninguém estava usando tais equipamentos, nem mesmo luvas.

Veja também

Não perca sua essência

A dor não precisa mudar quem você é — sua diferença é a sua maior força Por Blog do Eloilton Cajuhy –