
No mês dedicado às mulheres, recordamos um caso de violência contra a mulher ocorrido há 90 anos em Senhor do Bonfim e que foi esquecido pela história como tantos outros em todo país.
A bela Romana dos Santos morava com os pais Bertoldo e Maria, na Fazenda Passagem, próximo ao distrito de Quicé, quando em abril de 1931 foi violentada e estuprada por Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião.
O pai de Bizunga, como era conhecida, contou ao jornal carioca “A Noite” que, ao avistar os cangaceiros se aproximarem da casa, a filha ainda tentou fugir, mas foi impedida pelo próprio Lampião que, momentos depois, abusou sexualmente e violentou a jovem na frente de todos.
O jornal carioca ainda relatou outros crimes como assassinatos, torturas e incêndios cometidos por Lampião e seu bando quando estiveram na região entre Uauá e Bonfim. A matéria teve grande repercussão nacional e também foi publicada na revista Noite Ilustrada.
Essa é uma história que não nos orgulhamos! Não permita nenhum tipo de violência contra a mulher, seja ela física, sexual, psicológica, moral, virtual ou patrimonial. Denuncie – Ligue 180.
*Fonte: A Noite & Tok de História
**As imagens da reportagem são de autoria do fotógrafo bonfinense João Batatinha, sendo a foto em destaque tendo passado por mais um brilhante processo de colorização realizada pelo geólogo Rubens Antônio.