Visando a economia solidária, Cesol e IF Baiano formam parceria em Bonfim

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Capacitação técnica e tecnológica para o desenvolvimento sustentável regional.

Blog do Eloilton Cajuhy

Representantes do Colegiado, do IF Baiano e das organizações sociais – Foto: Divulgação

No dia 26 de março de 2024, os coordenadores Nilo Ramos, Ana Paula Cerqueira e Railton Xavier, do Cesol Piemonte da Diamantina e Municípios / ADESBA, participaram da reunião do colegiado de desenvolvimento territorial sustentável Piemonte Norte do Itapicuru, ocorrida no auditório do Instituto Federal (IF) Baiano, campus de Senhor do Bonfim–BA.

Dentre os três pontos de pauta abordados, segundo os organizadores do evento, o destaque recaiu sobre a apresentação da proposta do curso de bacharelado em Administração no TIPNI pelo IF Baiano em Senhor do Bonfim.

A proposta, conduzida pelos professores Welington e Guilherme, foi elaborada com base nas vocações territoriais, incluindo uma análise das cadeias produtivas em evidência.

Uma das preocupações centrais da proposta é a inclusão da economia solidária como componente formador para os futuros estudantes, evidenciando o contínuo destaque da economia popular e solidária nos ambientes educacionais, inclusive na formação técnico-profissional. Assim, renova-se a esperança de uma sociedade mais justa e igualitária, por meio da formação de novos modelos de gestão e administração de empreendimentos econômicos.

Professores Welington e Guilherme – Foto: Divulgação

Os responsáveis pelo encontro ressaltaram, ainda, a importância crucial do ensino técnico e tecnológico na promoção e fortalecimento da economia solidária. Os programas educacionais voltados para o ensino técnico proporcionam aos estudantes não apenas conhecimentos teóricos, mas também habilidades práticas essenciais para o sucesso na gestão de empreendimentos solidários. Ao adquirirem competências específicas em áreas como administração, contabilidade, marketing e gestão de recursos humanos, os alunos estão melhor preparados para enfrentar os desafios do mercado e contribuir para o crescimento sustentável dos negócios solidários.

Além disso, o ensino técnico e tecnológico promove a inovação e o desenvolvimento de soluções criativas para os problemas enfrentados pelas comunidades locais, estimulando a criação de novos empreendimentos e a diversificação da economia. Ao capacitar os alunos para identificar oportunidades de negócio e implementar práticas sustentáveis, o ensino técnico desempenha um papel fundamental na construção de uma sociedade mais inclusiva e resiliente, onde todos têm a oportunidade de prosperar e contribuir para o bem-estar coletivo.

Ainda foi destacada a parceria entre o Cesol Piemonte da Diamantina e Municípios / ADESBA e o IF Baiano – Campus de Senhor do Bonfim. O primeiro estágio disponibilizado para um aluno do curso técnico subsequente de zootecnia neste ano representa o início de uma colaboração promissora. Espera-se que o Cesol receba novos estagiários e participe de outros projetos em conjunto com o IF Baiano, fortalecendo assim os laços entre a educação técnica e a promoção da economia solidária na região.

Veja também

Caminhos certos

Blog do Eloilton Cajuhy Quantas vezes achei que fosse o fim, e a vida me surpreendeu, alargando minha estrada, me mostrando outra