Clas Comunicação e Marketing
Oficinas de literatura, fotografia, canto e saraus poéticos em escolas públicas, cinema na praça e shows gratuitos com cantadores, seresteiros, sanfoneiros e atrações, a exemplo de Renato Teixeira, Maciel Melo e Adelmário Coelho. Começa no dia 06, e prossegue até o dia 9 de novembro, em Juazeiro-BA, o festival Usina Cultural Vale do São Francisco.
Na quarta-feira (6), o poeta, cantador e coordenador do Usina Cultural, Maviael Melo, abre os trabalhos às 9h, na escola Mandacaru (bairro Jardim Primavera), ministrando uma oficina de literatura de cordel. Na sequência, o movimento desloca-se para o Salitre (interior do município), com oficinas de fotografia e de cordel, sarau poético, e encerramento às 19h30, com o cinema na praça, exibindo o filme O Auto da Compadecida.
De volta à cidade, a quinta-feira será recheada com espetáculos de literatura na Orla Nova. A partir das 19h30, se apresentam os coletivos Literáridas, Semiáridas e Em Canto e Poesia, com encerramento às 22h, ao som da sanfona de Raimundinho do Acordeon.
“Durante quatro dias, o festival Usina Cultural Vale do São Francisco vai enaltecer a diversidade artística, compartilhando atrações pela manhã, à tarde e à noite em lugares como o Colégio Modelo e o Lar São Vicente de Paula, onde os Seresteiros do Vale apresentam um sarau especialmente criado para os idosos na sexta-feira (8), a partir das 10h”, ressaltou Maviael.
Ainda na sexta-feira, a Orla Nova de Juazeiro também será contemplada com um show especial do grupo de Seresteiros do Vale, a partir das 19h. No mesmo palco, apresentam-se em seguida, os artistas Ana Barroso, Maviael Melo, João Sereno e Rennan Mendes. Um show com Renato Teixeira e Maciel Melo encerra a noite com muita poesia e musicalidade.
O Usina Cultural se despede no sábado (9), na Orla Nova de Juazeiro, com um grande encontro de vozes e talentos artísticos para agradar os mais distintos gostos. Na abertura da noite, canta Andrezza Santos, depois vem Roberto Mendes e Raimundo Sodré. E fechando o programa, o público encontra-se com o ‘Forrozeiro do Brasil’, Adelmário Coelho (BA), mostrando um show novo.
O projeto Usina Cultural do Vale do São Francisco tem patrocínio da Agrovale e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
Serviço:
- O quê: Festival Usina Cultural do Vale do São Francisco
- Quando: 06 a 09 de novembro de 2024
- Onde: diversos espaços de Juazeiro-Bahia
- Quanto: programação gratuita
- Classificação: Livre para todos os públicos
- Mais informações: https://www.instagram.com/usinaculturaloficial/
Confira a programação completa:
- Dia 06 de novembro – Quarta-feira
Bairro Jardim Primavera – Escola Mandacaru
09h às 12h – Oficina de Literatura de Cordel com Maviael Melo
Comunidade de Salitre/Escola
14h às 16h – Oficina de Fotografia – Manuela Cavadas / Oficina de Literatura de Cordel com Maviael Melo
19h- Sarau Poético – Apresentação dos resultados produzidos
19h30 Cinema na Praça – O Auto da Compadecida
- Dia 07 de novembro – Quinta-Feira
Orla Nova de Juazeiro
19h30 – Literáridas
20h – Semiáridas
21h – Em Canto e Poesia
22h – Raimundinho do Acordeon
- Dia 08 de novembro – Sexta-Feira
Colégio Modelo
14h às 16h – Oficina de Canto com Ana Barroso
15h30 – Apresentação dos resultados produzidos
Lar Vicente de Paula
10h às 12h – Grupo de Seresteiros do Vale
Orla Nova de Juazeiro
19h – Abertura Cultural – Grupo de Seresteiros do Vale
20h – Ana Barroso
20h40 – Encontro de Cantadores com Maviael Melo, João Sereno e Rennan Mendes
22h – Renato Teixeira e Maciel Melo
- Dia 09 de novembro – Sábado
Orla Nova de Juazeiro
20h – Andrezza Santos
21h Roberto Mendes e Raimundo Sodré
22h Adelmário Coelho