‘Se a gente não investir em educação, vamos dar dinheiro para o crime organizado’, diz Lula

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Presidente participou de cerimônia de entrega do IMPA Tech, universidade de matemática, no Rio.

Por Luísa Marzullo e Thayná Rodrigues/O Globo — Rio de Janeiro

O presidente Lula e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, em evento no Impa — Foto: Hermes de Paula / Agência O Globo

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (02) que se o país não investir em educação, vai entregar os jovens para o crime organizado. A declaração foi dada durante a inauguração do Impa Tech, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, localizado no Rio de Janeiro.

— Educação não é gasto. E não é só para rico. Queremos criar as condições para vocês (dirigiu-se aos estudantes). Quem vai ganhar não são só vocês. É o orgulho dos seus pais, é o país, que vai se desenvolver. Não é admissível que o presidente veja a matéria de que 480 mil crianças desistiram de estudar para ajudar no orçamento de casa. Mas qual é o controle que o pai e a mãe vão ter da criança? Ela pode ser vítima de violência, do crime organizado… A escola é a garantia de que os filhos desses pais vão se tornar pessoas do bem. Se a gente não investir em educação, vamos dar esses jovens de graça para o crime organizado — disse.

Lula também afirmou que o Brasil vive um momento de fake news e negacionismo, o que, em sua avaliação, justifica um maior investimento em educação.

— O momento que estamos vivendo é um momento delicado na história do Brasil. Eu tenho 78 anos e nunca vi um momento de negaciniosmo, de ódio, de fake news, nesse país. Se a gente não investir em educação, vamos dar dinheiro para o negacionismo, para o crime organizado e fake news — acrescentou.

O presidente também afirmou ser “fanático” pela educação, e citou ter sido o único presidente eleito sem diploma. — Eu sempre fico emocionado para justificar porque sou fanático por educação. Eu sou o único presidente da república que não tem diploma , mas sou o que mais fiz universidades nesse país. Por esta razão, eu acho que todo filho da pessoa da classe mais baixo tem o direito de chegar à universidade.

Veja também

Agradeça

Blog do Eloilton Cajuhy A vida, sua família, momentos do seu cotidiano. Seja grato aos aprendizados, por suas conquistas e tudo aquilo