Rompimento de Adilberto Evangelista com o grupo do Prefeito Renato Brandão agita política de Andorinha

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Blog do Eloilton Cajuhy

Embora na política nada seja impossível, o rompimento do então secretário de Cultura, Desporto e Turismo do município de Andorinha, Adilberto Evangelista, com o grupo do Prefeito Renato Brandão, causou grande surpresa na última sexta-feira, dia 29 de setembro.

Até então considerado um dos nomes mais fortes para ser o indicado de Renato para disputar as eleições municipais do próximo ano, Adilberto anunciou sua saída do governo em vídeo publicado nas redes sociais em Andorinha. Não revelou os motivos de sua decisão, mas deixou claro seu desejo de disputar as eleições de 2024 na condição de pré candidato a prefeito daquele município.

Um fato causou estranheza nas pessoas que tiveram acesso ao vídeo: Em nenhum momento, Adilberto Evangelista mencionou o nome do Prefeito Renato Brandão, que teria sido o principal articulador para a entrada dele no grupo do então líder político Zé Branco, falecido em janeiro de 2022, deixando seu legado político com Renato.

Ao se eleger prefeito de Andorinha nas eleições de 2016, Renato Brandão convidou Adilberto para ser o secretário de Administração, cargo que ocupou até o final do primeiro mandato de Brandão. Após se reeleger em 2020, Renato manteve Adilberto Evangelista no seu governo, agora como secretário de Cultura, Desporto e Turismo.

Diante de um cenário inesperado, a população de Andorinha se questiona o que teria motivado Adilberto Evangelista a deixar o governo e o grupo de Renato Brandão. Quais os próximos passos de Evangelista na política andorinhense? Como conduzir um projeto político sem grupo e sem ligação com a administração?

Do outro lado, qual o sentimento do prefeito Renato Brandão, diante deste episódio? Terá mais facilidade para escolher o indicado para a disputa eleitoral vindoura, com a ausência de Adilberto do grupo?

Só o tempo responderá todas as perguntas.

Veja também