Relembre a carreira da atriz Aracy Balabanian, que morreu aos 83 anos, no Rio de Janeiro

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Ela nasceu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e estreou na Globo em 1972.

Por gshow — Rio de Janeiro

Aracy Balabanian — Foto: Isabella Pinheiro/Gshow

A atriz Aracy Balabanian morreu nesta segunda-feira (7), no Rio de Janeiro, aos 83 anos. Ela estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, na Zona Sul da cidade, e não resistiu às complicações por conta de um câncer. Natural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Aracy nasceu em 22 de fevereiro de 1940.  

“A Clínica São Vicente lamenta a morte da paciente Aracy Balabanian na manhã desta segunda-feira (7) e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes”, diz o comunicado do hospital.

Filha de imigrantes da Armênia, ela e os sete irmãos nasceram em solo brasileiro. E ainda criança se apaixonou pelo teatro.  Aos 15 anos se mudou para São Paulo com a família e começou a batalhar pelo sonho de ser atriz. Aracy fez sua estreia na Globo em 1972, na novela Primeiro Amor. O último trabalho da intérprete na TV foi no especial de fim de ano Globo “Juntos a Magia Acontece”, exibido em dezembro de 2019, como a personagem Dona Rosa.

Carreira na TV

O primeiro papel da atriz na TV foi como a psicóloga Giovana na novela “O Primeiro Amor”, em 1972. Em 1977, Aracy viveu Milena em “Locomotivas “e emocionou o país a contar a história de amor entre mãe e filha.

Aracy Balabanian em “O Primeiro Amor” — Foto: CEDOC/TV Globo

Escrita por Cassiano Gabus Mendes, a trama de Elas por Elas, sucesso de 1982, teve Aracy como a milionária Helena. Aracy também participou das primeiras edições “Guerra dos Sexos” como Greta e de “Ti ti ti” como Marta Morgado. Em 1989 esteve no elenco de “Que Rei sou Eu” com Maria Fromet.

Em 1990, a atriz viveu a personagem Dona Armênia Giovani na novela “Rainha da Sucata”, sucesso Sílvio de Abreu. Outro sucesso da atriz em sua carreira foi com a vilã Filomena Ferreto Giardini, em 1995, na novela “A Próxima Vítima”.

Por mais de seis anos, Aracy levou diversão e se divertiu com a madame Cassandra em “Sai de Baixo”. O programa humorístico encantou os brasileiros de 1996 até 2002 e até ganhou filme.

Anos 2000

Em 2002, ela voltou à telinha com a personagem Hermínia na novela das 6, “Sabor da Paixão”. Nos anos seguintes, a atriz emendou duas novelas das sete seguidas, “Da Cor do Pecado” e “A Lua Me Disse”.

Em 2007, ela retornou às novelas das seis com a personagem Inácia de “Eterna Magia”. Também participou das séries “Casos e Acasos” e “Toma Lá, Dá Cá”, além dos especiais de fim de ano, “Queridos Amigos” e “O Natal do Menino Imperador”.

Lucélia Santos, Eva Todor e Aracy Balabanian em Locomotivas — Foto: Acervo/TV Globo

Aracy voltou às novelas das 9 com a Gemma de “Passione”, em 2010. Durante a novela, a atriz foi uma das convidadas para o café da manhã com Ana Maria Braga, onde contou tudo sobre o papel.

Em 2012, foi a vez da atriz interpretar a personagem Máslova em “Cheias de Charme”. O ano de 2013 foi movimentado: Aracy atuou em uma participação na série “Louco por Elas”, fez a alegria dos fãs ao retomar a personagem Cassandra em quatro episódios especiais de “Sai de Baixo”, gravados em homenagem ao aniversário do Canal Viva, e ainda interpretou Dona Eponina no remake de “Saramandaia”.

Em 2014, a atriz interpretou a personagem Iracema na novela das 7, “Geração Brasil”. Aracy atuou na minissérie “Ligações Perigosas” e na novela das seis, “Sol Nascente”. Na última, inclusive, ela chegou a ganhar uma festa de aniversário surpresa nos bastidores da novela.

Em 2017, Aracy gravou uma participação de cinco capítulos na novela “Pega Pega”. Aracy fez duas participações especiais em nos últimos anos. Em 2008, ela esteve “Tá no Ar: A TV na TV” interpretando a si mesma e outra em “Malhação: Vidas Brasileiras”. Seu trabalho mais recente foi no especial de fim de ano, “Juntos A Magia Acontece”, exibido em dezembro de 2019.

Veja também