Primeira etapa de campanha de vacinação contra febre aftosa começa na segunda-feira na BA

Deverão ser vacinados mais de 10 milhões de cabeças de gado, entre bovinos e bubalinos, durante todo o mês de maio

Primeira etapa da campanha contra a febre aftosa começa na segunda (1) (Foto: Reprodução TV Bahia)

Começa nesta segunda-feira (1º) na Bahia a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa 2017. Deverão ser vacinados mais de 10 milhões de cabeças de gado, entre bovinos e bubalinos, durante todo o mês de maio.

Além da Bahia, outros 22 estados e o Distrito Federal também iniciam a primeira etapa da imunização na segunda, conforme o Ministério da Agricultura. A meta é imunizar, em todo o país, 198 milhões de animais. O número representa mais de 90% do rebanho do país, de 217,5 milhões de cabeças.

Esse ano, além de poder fazer a declaração de que o rebanho foi vacinado nos escritórios da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), o criador também vai poder declarar que imunizou seus animais através do site do órgão.

A Bahia, que tem o oitavo maior rebanho do país, é considerada “zona livre de febre aftosa” com vacinação desde 2001. O último caso de febre aftosa no estado foi há 20 anos, em 1997.

*Por G1 BA, com informações do Bahia Rural

Veja também

Depois da dor, a colheita

Supere os desafios e permita-se celebrar cada conquista alcançada Por Blog do Eloilton Cajuhy – BEC >> Siga o canal do BEC