Jovem bailarina bonfinense esbanja talento na arte da dança
Blog do Eloilton Cajuhy – BEC

A bailarina bonfinense Rafa Aragão, foi selecionada para integrar o corpo de baile do show comemorativo dos 20 anos de carreira do cantor Léo Santana, que acontece em Salvador no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.
Rafaela de Castro Aragão Moura é filha da professora Elaine Aragão e do Karateca Jardel Moura. Neta de Osvaldo Aragão, herdou da família o amor pela arte.
Iniciou na dança aos 2 anos, na Escola Montessoriana, e passou 11 anos no Ballet Sacramentinas. Em 2021, integrou o Ballet Cynthia Ramos, e dois anos depois, mudou-se para Salvador, onde conquistou uma bolsa integral na Ebateca e foi aprovada na Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB). Desde 2024, também leciona no Stúdio A.
>> Clique aqui e entre no canal do BEC no WhatsApp
A jovem artista acumula importantes conquistas e experiências como o 3º lugar no Ballace Kids, aos 10 anos e participação no musical Hairspray, durante intercâmbio pela American Academy of Ballet, em Nova York.

Durante a pandemia, transformou sentimentos em expressão corporal, vencendo um concurso de dança online. Em 2023, com a coreografia “Não posso me calar”, inspirada em vivências pessoais, conquistou o 2º lugar nacional no Ballace. No ano seguinte, venceu o concurso Rainha do Milho de 2024, encantando o público com sua presença cênica e homenagem ao avô.
Atualmente, Rafa integra o corpo de baile da cantora Gilmelândia, é coordenadora coreográfica de sua equipe e assina coreografias para artistas como Lara Bless, da banda Mamacita. Paralelamente, estuda Medicina Veterinária na Unifacs e ajuda o pai nas aulas de karatê.
Agora, com o desafio de dançar ao lado de Léo Santana, Rafa leva o nome de Senhor do Bonfim para os grandes palcos da Bahia, com a mesma energia que sempre a moveu: a paixão pela dança.
Osvaldo Aragão, avô de Rafa, foi poeta, compositor e um dos maiores nomes da cultura popular bonfinense, tendo sucessos de sua autoria gravados por grandes artistas da música nordestina, a exemplo de Trio Sabiá, Trio Sertanejo e Trio Bahia.
Com informações da página Minha Cidade













