Nivaldo se destacou como um dos mais importantes nomes do forró regional
Por Blog do Eloilton Cajuhy – BEC
Atualizado em 27 de fevereiro de 2025 às 7h52 e às 15h10

Faleceu nesta quarta-feira (26), o sanfoneiro Nivaldo Amaro de Araújo, mais conhecido como Nivaldo do Acordeon, aos 76 anos de idade, completados na última sexta-feira, dia 21.
Dono de um talento inconfundível, Nivaldo nasceu no distrito de Quicé, interior de Senhor do Bonfim, mas cresceu por toda a região após entrar no mundo artístico do forró, tendo influências de nomes famosos da música nordestina, a exemplo de Luiz Gonzaga e Dominguinhos.
Em março de 2018, Nivaldo do Acordeon foi notícia nacional por conta de uma ação judicial que determinou a apreensão de sua sanfona após o sanfoneiro Renato Cigano alegar que o instrumento lhe pertencia e havia sido roubado. (Relembre aqui)
O juiz do caso na época Dr. Teomar Almeida de Oliveira, em sentença publicada em forma de poesia, decidiu que a sanfona ficasse com Nivaldo enquanto o processo seguia em andamento. Dois anos depois, a Justiça determinou que o sanfoneiro bonfinense devia devolver a sanfona a Renato Cigano. (Relembre aqui)
Após campanha e ajuda de empresários, Nivaldo do Acordeon conseguiu adquirir seu principal instrumento de trabalho e voltar a alegrar seus fãs, voltando a participar de eventos festivos em toda região.
O corpo de Nivaldo do Acordeon foi velado em sua residência, no distrito de Quicé, e o sepultamento foi realizado nesta quinta-feira (27), às 10h da manhã, no cemitério daquela localidade.
