Luto: Morre ‘Seu Ernesto’, um dos mais antigos e tradicionais comerciantes de Senhor do Bonfim

FONTE: BLOG DO ELOILTON CAJUHY e Minha Cidade - Senhor do Bonfim

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Atualizado em 07.09.2020 – às 13h14 e às 23h50

Este 7 de setembro amanhece com uma triste notícia em Senhor do Bonfim, com o falecimento de um dos mais antigos e tradicionais comerciantes de nossa cidade: Ernesto Leite da Silva, ou simplesmente “Seu Ernesto”.

Ele faleceu por volta das 6h da manhã desta segunda-feira no Hospital Paulo Hilarião, aos 87 anos de idade. “Seu Ernesto” vinha bastante debilitado nos últimos meses.

Natural da região da Grota, Ernesto Leite da Silva começou a trabalhar cedo, vendendo frutas e legumes na famosa Feira do Pau de Senhor do Bonfim. Foi também vendedor de jornais em Salvador e trabalhou nas fazendas de cacau em Ilhéus, até ingressar na Polícia Militar da Bahia, servindo em Juazeiro e Piritiba.

Após sair da PM em 1959, retornou a Bonfim, quando, por influência do amigo Louro, passou a vender novamente na feira, inicialmente miudezas compradas na loja O Cometa. Começou a trabalhar nas feiras de Filadélfia, Poços (Campo Formoso) e Santa Rosa de Lima (Jaguarari) e, com o passar do tempo, a comprar mercadorias em Petrolina, Caruaru e São Paulo para revender a outros feirantes.

Em 1971, Seu Ernesto trocou uma casa pelo ponto comercial da antiga Boutique São Jorge, localizado na Praça Augusto Sena Gomes, dando início assim às atividades do Armarinho Senhor do Bonfim. Dois anos depois, transferiu a loja para um prédio na Praça Dr. José Gonçalves. Em 1974 mudou-se para Rua Manoel Teixeira, onde permanece em funcionamento, sendo um dos mais tradicionais estabelecimentos comerciais da cidade.

O corpo de Ernesto Leite da Silva foi velado no Memorial Vila Nova e sepultado por volta das 17h no Cemitério de Missão do Sahy, interior de Senhor do Bonfim.

Veja também