Greve dos Agentes de Combate às Endemias já é a maior da história de Bonfim

LZ-4A greve dos Agentes de Combate as Endemias de Senhor do Bonfim, decretada no dia 20 de maio, completou nesta segunda-feira (13) 53 dias e é a maior da história do município. Segundo dados da Associação que representa os 53 profissionais da categoria, antes dessa a maior greve havia durado 22 dias, com os servidores do Hospital Dom Antônio Monteiro.

Na manhã desta terça-feira (14), uma nova assembleia será realizada no pátio da Secretaria Municipal de Saúde, onde os Agentes estão acampados, para decidir se o movimento prosseguirá. A Associação dos Agentes de Combate às Endemias informa que o governo municipal não apresentou qualquer proposta desde que a greve foi decretada.

Os Agentes de Endemias reivindicam o piso salarial nacional como equiparação salarial a outras categorias com a mesma adequação. Segundo o presidente da entidade, Marlon Reis, não é possível prever o resultado da assembleia, mas ele admitiu que há propostas sendo discutidas pedindo o aumento do efetivo ou até mesmo uma suspensão da greve.

Desde o início da paralisação, a Secretaria Municipal de Saúde e a Associação divergem principalmente sobre a interpretação da lei 12.994/2014 que trata do Piso Nacional Salarial da categoria que é de R$ 1.014.

“Uma greve nunca é uma escolha fácil para os Agentes. A AACE tentou, até o último limite, o caminho da negociação, mas o governo se manteve intransigente, não apresentou qualquer proposta. Não tivemos alternativa. O fato de ser a mais longa greve não pode ser considerado um mérito, a não ser no que se refere à resistência e à capacidade de luta dos Agentes de Endemias. Ela demonstra, na verdade, o fracasso do governo municipal, incapaz de resolver os problemas de apenas 53 Agentes de Saúde”, disse o presidente da AACE.

Amparado por uma decisão Monocrática da desembargadora relatora sorteada na Ação Declaratória de Ilegalidade de Greve que tramita no Tribunal de Justiça da Bahia, que negou o pedido de liminar promovido pelo governo municipal, com o intuito de acabar com a greve, a Associação dos Agentes de Endemias lembra que a prefeitura não efetuou o pagamento dos salários dos Agentes referente ao mês de junho, até o momento.

Com a falta de compromisso do governo, a AACE decidiu entrar com um pedido de bloqueio de verbas para pagamento dos salários em atraso.

O presidente da Associação garante que 30% dos serviços estão atendendo a população e que um possível aumento do efetivo poderá ocorrer nas próximas assembleias desde que os salários do mês de junho estejam devidamente nas contas dos servidores. (Blog Carniça Bonfinense / Adaptação Eloilton Cajuhy – DRT 3621).

ADESB apresenta proposta para pôr fim à greve dos demais servidores

GreveGeralFoi realizada na manhã desta segunda-feira, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, nova reunião entre o Prefeito Edivaldo Martins Correia, o Procurador do Município, Dr. Antônio Filho, a Secretária de Finanças, Ana Paula, e representantes da ADESB e do SISMUSB, para tratar da greve geral dos servidores municipais.

Na oportunidade a Associação dos Docentes de Senhor do Bonfim (ADESB), apresentou proposta de divisão do reajuste salarial dos professores em duas partes: 2,5% agora em julho e 2,5% em outubro.

O governo municipal ficou de analisar a proposta, fazendo um estudo sobre o impacto do reajuste fracionado, e prometeu dar uma resposta nesta quarta-feira, dia 15.

A greve geral dos servidores da Prefeitura de Senhor do Bonfim teve início na última quarta-feira (08).

*Eloilton Cajuhy – DRT 3621

Veja também