PoderData/Aya: Lula tem 41% e Flávio 35% no 1º turno

FONTE: Giusti Creative PR

Levantamento realizado de 9 a 12 de agosto mostra que o presidente mantém a vantagem registrada na rodada anterior; margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Blog do Eloilton Cajuhy – BEC

📲 Siga o canal do BEC no WhatsApp

📷 Ricardo Stuckert e Evaristo Sá-AFP

Pesquisa PoderData/Aya divulgada nesta quinta-feira (13) mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 41% das intenções de voto contra 35% do senador Flávio Bolsonaro (PL) no cenário de 1º turno para a eleição presidencial de outubro. O resultado mantém a vantagem de Lula registrada na rodada anterior.

O levantamento também testou os nomes de Ronaldo Caiado (PSD) e Renan Santos (Missão), ambos com 4% das intenções de voto. Romeu Zema (Novo) e Augusto Cury (Avante) registraram 3% cada um. Clariana Barão (DC), Leonardo Avalanche (PRTB) e Rui Costa Pimenta (PCO) pontuaram 1% cada um. Considerando a margem de erro, todos estão tecnicamente empatados.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. O levantamento teve parceria de divulgação com o Aya Bancah, a maior e mais completa banca digital do Brasil

Destaques demográficos

Os dados estratificados da pesquisa mostram que o presidente Lula registra seus maiores percentuais de intenção de voto no Nordeste (48%), no Norte (43%) e no Sudeste (40%). O petista mantém um histórico de desempenho mais forte no Nordeste desde sua primeira eleição, em 2002. Em 2022, a região foi decisiva para assegurar sua vitória sobre o então presidente Jair Bolsonaro (PL).

Já o senador Flávio Bolsonaro concentra seu melhor resultado no Sul, onde registra 42% das intenções de voto.

No recorte por gênero, Lula tem 44% das intenções de voto entre as mulheres, enquanto Flávio registra 31%. As eleitoras representam 52,84% do eleitorado apto a votar e são consideradas um segmento estratégico para os candidatos.

A pesquisa PoderData/Aya foi realizada de 9 a 12 de agosto de 2026, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram realizadas 2.400 entrevistas em 658 municípios das 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o nº BR-06868/2026.

Veja também

Há asas que aprenderam a pousar

Nem todo afastamento é fuga; às vezes, é apenas a sabedoria de escolher lugares onde a paz, o respeito e a delicadeza