Fé, devoção e feriado: O dia do Padroeiro Senhor do Bonfim

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

A devoção ao santo acontece desde 1750

Por Blog do Eloilton Cajuhy – BEC

Foto: Pascom de Bonfim

Esta sexta-feira, 17 de janeiro de 2025, é feriado municipal em Senhor do Bonfim. A cidade para para festejar seu padroeiro que dá nome ao município, que o festeja desde 1750, quando tropeiros e moradores da antiga rancharia batizaram o povoado como Arraial de Senhor do Bonfim da Tapera, de acordo com a Página Minha Cidade Senhor do Bonfim.

Ainda segundo a página, durante os tempos da Vila Nova da Rainha, as festas em homenagem ao padroeiro eram marcadas por imponentes solenidades, com arautos, bandos de mascarados e ampla participação popular. Com a elevação do povoado à categoria de cidade, as celebrações tornaram-se mais litúrgicas, dando maior destaque às novenas.

A partir de uma lei aprovada na Câmara Municipal, desde 2017 o dia 17 de janeiro passou a ser feriado em Senhor do Bonfim para comemorar o santo padroeiro.

Reprodução / YouTube/Pascom de Bonfim

A programação festiva desta sexta-feira teve início às 7h da manhã com repique dos sinos, alvorada e café partilhado. Confira o restante das atividades:

  • 10h: Solene Concelebração Eucarística, presidida por Dom Hernaldo Pinto Farias, bispo diocesano;
  • 16h30: Celebração Eucarística de encerramento da festa;
  • 17h30: Procissão com a Imagem do Senhor do Bonfim por algumas ruas da cidade, retornando à Igreja Catedral, para a Bênção com a Imagem do Padroeiro.

O novenário preparatório da festa começou no dia 08 de janeiro com solenidade de abertura presidida pelo Padre Thiago Rafael, da Paroquia São Batista de Jaguarari, e a participação dos Padres Eduardo Cesar, Administrador Paroquial, e Luis, além de seminaristas.

Veja também

O agora é tudo

Por Blog do Eloilton Cajuhy – BEC A vida é leve, nós que complicamos. Tudo é questão de saber enxergar o que