Evaristo Costa é a celebridade mais influente do Brasil e Rodrigo Faro é a mais conhecida, segundo Ipsos

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Resultado da pesquisa também mostra Nathalia Arcuri como a youtuber mais influente e Whindersson Nunes como o mais conhecido

Informações para imprensa:
Jéssica Díez Corrêa
Maria Rita Teixeira

Evaristo Costa, Paulo Gustavo, Ivete Sangalo, Paolla Oliveira e Juliana Paes são as celebridades brasileiras mais influentes, de acordo com a segunda edição da pesquisa Most Influential Celebrities, realizada pela Ipsos. Entre as personalidades mais conhecidas, Rodrigo Faro, Juliana Paes, Luciano Huck, Ana Maria Braga e Ivete Sangalo são os destaques.

CELEBRIDADES MAIS
CONHECIDAS
CELEBRIDADES MAIS
INFLUENTES
1.Rodrigo Faro1.Evaristo Costa
2.Juliana Paes2.Paulo Gustavo
3.Luciano Huck3.Ivete Sangalo
4.Ana Maria Braga4.Paolla Oliveira
5.Ivete Sangalo5.Juliana Paes

“A nova edição da pesquisa reforça que a influência das personalidades não é proporcional à fama delas. A fama é fácil de se avaliar, analisando o quanto as celebridades são conhecidas. Já a influência é um processo de construção complexo que tem, entre outros fatores, a popularidade como um dos pontos avaliados”, comenta Cíntia Lin, diretora na Ipsos.

A pesquisa também identificou os youtubers mais influentes: Nathalia Arcuri, Laura Muller, Iberê Thenório (Manual do Mundo), Maisa Silva e Alexandre Ottoni (Joven Nerd), e os mais conhecidos: Whindersson Nunes, Maisa Silva, Sasha Meneghel, Felipe Neto e Laura Muller. 

YOUTUBERS
MAIS CONHECIDOS
YOUTUBERS
MAIS INFLUENTES
1.Whindersson Nunes1.Nathalia Arcuri
2.Maisa Silva2.Laura Muller
3.Sasha Meneghel3.Iberê Thenório (Manual do Mundo)
4.Felipe Neto4.Maisa Silva
5.Laura Muller5.Alexandre Ottoni (Joven Nerd)

O objetivo do estudo é apresentar um panorama real do cenário para entender a importância das celebridades e como os consumidores se conectam e são influenciados por elas. Foram identificadas sete dimensões que explicam a influência: atração, charme, modernidade, “role model”/conduta exemplar, sucesso, alegria/carisma e confiança.

Para realizar o estudo, foram entrevistadas 1.000 pessoas, com mais de 16 anos, em todo o Brasil. Foram avaliadas 100 celebridades e influenciadores digitais. A escolha dos famosos que entrariam na avaliação levou em conta se as personalidades participaram recentemente de novelas e campanhas publicitárias, o número de seguidores nas redes sociais, a frequência em que aparecem nas mídias, entre outros critérios. 

“Um dos pontos mais relevantes identificados pela pesquisa é que não se trata apenas de ser conhecido, mas estar ativo. Como exemplo, temos nomes como Juliana Paes e Paolla Oliveira que aparecem como grande destaque e foram protagonistas da novela veiculada recentemente. Entre os youtubers, o desafio é outro: manter-se com um conteúdo atualizado e uma narrativa atraente”, comenta Cíntia.

Veja também