Resultado da pesquisa também mostra Nathalia Arcuri como a youtuber mais influente e Whindersson Nunes como o mais conhecido
Informações para imprensa:
Jéssica Díez Corrêa
Maria Rita Teixeira
Evaristo Costa, Paulo Gustavo, Ivete Sangalo, Paolla Oliveira e Juliana Paes são as celebridades brasileiras mais influentes, de acordo com a segunda edição da pesquisa Most Influential Celebrities, realizada pela Ipsos. Entre as personalidades mais conhecidas, Rodrigo Faro, Juliana Paes, Luciano Huck, Ana Maria Braga e Ivete Sangalo são os destaques.
CELEBRIDADES MAIS CONHECIDAS | CELEBRIDADES MAIS INFLUENTES | ||
1. | Rodrigo Faro | 1. | Evaristo Costa |
2. | Juliana Paes | 2. | Paulo Gustavo |
3. | Luciano Huck | 3. | Ivete Sangalo |
4. | Ana Maria Braga | 4. | Paolla Oliveira |
5. | Ivete Sangalo | 5. | Juliana Paes |
“A nova edição da pesquisa reforça que a influência das personalidades não é proporcional à fama delas. A fama é fácil de se avaliar, analisando o quanto as celebridades são conhecidas. Já a influência é um processo de construção complexo que tem, entre outros fatores, a popularidade como um dos pontos avaliados”, comenta Cíntia Lin, diretora na Ipsos.
A pesquisa também identificou os youtubers mais influentes: Nathalia Arcuri, Laura Muller, Iberê Thenório (Manual do Mundo), Maisa Silva e Alexandre Ottoni (Joven Nerd), e os mais conhecidos: Whindersson Nunes, Maisa Silva, Sasha Meneghel, Felipe Neto e Laura Muller.
YOUTUBERS MAIS CONHECIDOS | YOUTUBERS MAIS INFLUENTES | ||
1. | Whindersson Nunes | 1. | Nathalia Arcuri |
2. | Maisa Silva | 2. | Laura Muller |
3. | Sasha Meneghel | 3. | Iberê Thenório (Manual do Mundo) |
4. | Felipe Neto | 4. | Maisa Silva |
5. | Laura Muller | 5. | Alexandre Ottoni (Joven Nerd) |
O objetivo do estudo é apresentar um panorama real do cenário para entender a importância das celebridades e como os consumidores se conectam e são influenciados por elas. Foram identificadas sete dimensões que explicam a influência: atração, charme, modernidade, “role model”/conduta exemplar, sucesso, alegria/carisma e confiança.
Para realizar o estudo, foram entrevistadas 1.000 pessoas, com mais de 16 anos, em todo o Brasil. Foram avaliadas 100 celebridades e influenciadores digitais. A escolha dos famosos que entrariam na avaliação levou em conta se as personalidades participaram recentemente de novelas e campanhas publicitárias, o número de seguidores nas redes sociais, a frequência em que aparecem nas mídias, entre outros critérios.
“Um dos pontos mais relevantes identificados pela pesquisa é que não se trata apenas de ser conhecido, mas estar ativo. Como exemplo, temos nomes como Juliana Paes e Paolla Oliveira que aparecem como grande destaque e foram protagonistas da novela veiculada recentemente. Entre os youtubers, o desafio é outro: manter-se com um conteúdo atualizado e uma narrativa atraente”, comenta Cíntia.