Pilão não é brasileira, pó pode ter pedra e 100% arábica não é necessariamente melhor; confira esses e outros fatos.
Folha de S.Paulo
Sabe aquela marca de café bem brasileira que você gosta de tomar? Provavelmente ela não é brasileira. Até a Pilão, muitas vezes apontada por consumidores desavisados como um café brasileiríssimo, na verdade pertence à JDE, um grupo holandês.
O Café na Prensa, da Folha, traz dez fatos que talvez você não saiba sobre a bebida. É verdade que o café bom é todo exportado? Que vicia? Que deve ser bebido bem quente?
Abaixo você encontra algumas breves verdades sobre o cafezinho:
01) Nenhuma das maiores marcas de café é 100% brasileira. Todas pertencem a grupos estrangeiros ou tem parte do capital estrangeiro.
02) Seu cafezinho pode ter até 1% de impurezas, como paus e pedras. Apesar disso, a legislação proíbe a adição intencional de produtos estranhos.
03) 100% arábica não é sinônimo de qualidade. Hoje, a ótimos canéforos, e sempre houve arábicas de baixa qualidade.
04) O café não deve ser bebido quente demais. Além do risco de queimaduras, o excesso de calor impede a percepção dos principais sabores da bebida.
05) O café bom não é todo exportado. Atualmente, há excelentes opções disponíveis no mercado nacional.
06) O aquecimento global é um dos grandes inimigos do seu café. Ele ameaça a subsistência de 25 milhões de cafeicultores no mundo, e estima-se que até 50% das áreas atualmente cultiváveis serão perdidas por causa da mudança climática.
07) Café vicia e seu consumo excessivo (mais de 10 xícaras/dia) pode causar quadros de ansiedade, irritação, taquicardia e mal-estar.
08) A história do café no Brasil é racista. O país se tornou a potência mundial do café às custas do trabalho de pessoas escravizadas. E a população negra continua excluída dos principais cargos de comando da indústria.
09) A gourmetização do café é um fenômeno crescente e irreversível, mas ainda restrito aos centros urbanos.
10) Os cafés gelados vieram para ficar. Ao menos é o que dizem os analistas de mercado. As gerações mais jovem parecem apreciar essa bebidas frias e puxam a alta de consumo pelo mundo.