Com várias canções gravadas por diversos artistas, cantor e compositor baiano Elomar completa 85 anos

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Por Wikipédia

Elomar Figueira Mello nasceu em Vitória da Conquista, em 21 de dezembro de 1937. É compositor, escritor, violonista e cantor brasileiro. As canções de Elomar já foram regravadas e interpretadas por diversos músicos, tais como Raimundo Fagner, Elba Ramalho, Xangai, Teca Calazans, dentre outros.

Sua obra é marcada por temas, na maior parte das vezes, vinculados ao imaginário rural do sertanejo nordestino, ainda que com elementos medievais, cristãos e ibéricos. A obra de Elomar vem sendo objeto de amplos estudos linguísticos, antropológicos e musicais.

Elomar prefere viver a maior parte do seu tempo nas suas fazendas. A Fazenda Gameleira, que ele chama de Casa dos Carneiros, imortalizada na música Cantiga do Amigo, está a 22 Km de Vitória da Conquista, na Fazenda Duas Passagens que se localiza na bacia do Rio Gavião e na Fazenda Lagoa dos Patos, na Chapada Diamantina.

Elomar, assim como Glauber Rocha e Xangai, é descendente direto do Bandeirante e Sertanista João Gonçalves da Costa, fundador em 1783 do Arraial da Conquista, hoje a cidade de Vitória da Conquista.

Depois que gravou seu primeiro disco, …Das Barrancas do Rio Gavião, passou a investir mais na sua carreira musical, bastante influenciada pela tradição ibérica e árabe que a colonização portuguesa levou ao nordeste brasileiro, mas foi só no final dos anos 1970 e início dos anos 80 que passou a dedicar-se à peregrinação pelos teatros do país, de palco em palco, tocando e interpretando o seu cancioneiro e trechos do que viriam a ser suas composições de formato erudito, como autos.

BLOG DO ELOILTON CAJUHY – No início deste ano, Elomar contraiu a Covid-19 e ficou mais de um mês internado em um hospital de Vitória da Conquista. Ele recebeu alta no dia 24 de março.

Veja também