Arte, cultura e resistência: Cidade Palco 2024.2 transforma cenários com teatro, circo e performances
Por Blog do Eloilton Cajuhy
Até 20 de dezembro, o Centro de Artes Professor Marcos Fábio Oliveira Marques, no Colégio Estadual Senhor do Bonfim (CESB), será palco de uma programação imperdível dedicada às artes cênicas, teatro, performance, pesquisa e circo. Com entrada gratuita, o evento Cidade Palco 2024.2, que teve início no último sábado (14), traz ao público uma diversidade de atividades artísticas que promovem a reflexão, a inclusão e a valorização cultural.
Em paralelo, a Jornada de Circo Negro, realizada no Campus VII da UNEB, destaca as comicidades negras e o protagonismo das artes cênicas como instrumento de resistência e transformação social, reunindo arte, educação e cultura.
A programação é acessível e diversa, contemplando espetáculos, workshops, documentários, rodas de conversa, performances, exposições e lançamentos de livros e revistas. O evento também valoriza a pluralidade de corpos e narrativas, abordando temas como gênero, sexualidade, memória e identidade cultural.
Confira a programação:
- 18 de dezembro (quarta-feira)
Apresentação Especial: Espetáculo Família Brega no Centro Cultural João Gilberto, em Juazeiro.
- 19 de dezembro (quinta-feira)
Manhã e tarde: Ensaios e exposições performáticas com destaque para temas como gênero, sexualidade e memória.
Noite: Defesa de TCCs no Museu Pedagógico Irmãs Militão;
Exibição dos documentários Marujada e Os Caretas em Missão do Sahy;
Performances e apresentação da peça Aquele que diz sim. Aquele que diz não, de Bertolt Brecht.
- 20 de dezembro (sexta-feira)
Tarde: Lançamento dos documentários Passos de História – O Ballet em Senhor do Bonfim (Direção: Israel Santana) e 50 Anos: Hip Hop nos Trilhos do Trem (Direção: Murilo Aguiar);
Exposição de portfólios dos estudantes Léo Lunner, Jailma Lima e Samuel Marinho;
Exibição dos mini documentários Vai Quem Quer e Samba de Lata;
Espetáculo de Teatro-Fórum Eles Não Usam Black-Tier.
Noite: Lançamento dos livros Baianadas Retumbantes, de Jotacê Freitas, e O Auto do Banimento, de Letícia Maria;
Encenações e estreias como Sortilégio, Saberes que Libertam: Lendas para Crianças, Tá Caro e o espetáculo independente Os Três Diferentes.
Um convite aberto à comunidade
O evento é um verdadeiro encontro entre arte e sociedade, aberto ao público geral e gratuito. É uma oportunidade única para celebrar a pluralidade cultural e refletir sobre a arte como um instrumento de resistência e transformação.
Local: Centro de Artes Professor Marcos Fábio Oliveira Marques (CESB), Museu Pedagógico Irmãs Militão (CESB), em Senhor do Bonfim, e Centro Cultural João Gilberto, em Juazeiro.
Mais informações: Acompanhe pelo Instagram @lic.teatrouneb e @cidadepalco.