Desfiles das escolas Em Cima da Hora, Unidos de Padre Miguel e Paraíso do Tuiuti terão personagens e manifestações culturais baianas como tema
Por g1 BA

Personalidades baianas e a cultura do estado voltarão a ser tema de samba-enredo no Carnaval do Rio de Janeiro em 2025. Neste ano, três escolas de samba vão retratar histórias cuja inspiração ou origem passa pela Bahia.
Para citar exemplos recentes: Em 2016, a Estação Primeira de Mangueira foi campeã da festa carioca com um desfile sobre Maria Bethânia. Em 2017, a Grande Rio homenageou Ivete Sangalo. Em 2023, a Beija-flor destacou a Independência do Brasil na Bahia.
Desta vez, as referências virão das escolas Em Cima da Hora, Unidos de Padre Miguel e Paraíso do Tuiuti.
- A escola ‘Em Cima da Hora’ vai desfilar o enredo “Ópera dos Terreiros – O Canto do Encanto da Alma Brasileira”, inspirada obra de Jorge Portugal e Aldo Brizzi.
- A escola ‘Unidos de Padre Miguel‘ vai homenagear os 200 anos da Casa Branca do Engenho Velho, o primeiro terreiro de candomblé do Brasil.
- A escola ‘Paraíso do Tuiuti’ vai apresentar a história de Xica Manicongo, a primeira mulher trans a ser documentada no Brasil. Ela viveu na Bahia