Bahia recebe 55 novas ambulâncias do SAMU 192

FONTE: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Ao todo, 166 novas ambulâncias foram distribuídas para 137 municípios da região Nordeste, além de uma para Roraima, na região Norte.

Blog do Eloilton Cajuhy – BEC

>> Siga nosso canal no WhatsApp e veja mais notícias

Ao todo, são 2.223 novas ambulâncias — volume seis vezes maior que o registrado entre 2019 e 2022, quando apenas 366 unidades foram entregues à população – Foto: Rafael Nascimento/MS

O Governo Federal entregou 55 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) ao estado da Bahia. A iniciativa está inserida no Novo PAC e representa um investimento de R$ 48,5 milhões com o objetivo de renovar a frota e ampliar a capacidade de resposta no atendimento de urgência. Até o momento, 231 ambulâncias já foram entregues ao estado desde o início da gestão.

No estado, 54 municípios foram beneficiados: Anagé, Angical, Araçás, Aramari, Baianópolis, Barra do Mendes, Barra do Rocha, Barreiras, Boquira, Brejolândia, Brotas De Macaúbas, Camamu, Campo Alegre De Lourdes, Campo Formoso, Candiba, Chorrochó, Condeúba, Coração De Maria, Coribe, Crisópolis, Cruz Das Almas, Dias D’Ávila, Eunápolis, Gongogi, Governador Mangabeira, Ibicarai, Ibotirama, Ipupiara, Iramaia, Itagi, Itatim, Itiúba, Itororó, Jaborandi, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Luís Eduardo Magalhães, Barra, Camacã, Feira de Santana, Itamaraju, Manoel Vitorino, Muquém do São Francisco, Planaltino, Rodelas, Santa Terezinha, São Desidério, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sobradinho, Teixeira De Freitas, Varzedo e Vitória da Conquista.

“Nossa meta, desde o início do governo do presidente Lula, é universalizar o SAMU. Queremos garantir esse equipamento em 100% do território nacional, respeitando as especificidades de cada local”, pontuou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Em todo o país, já foram entregues 2.223 novas ambulâncias — volume seis vezes maior que o registrado entre 2019 e 2022, quando apenas 366 unidades foram disponibilizadas à população. Com essa expansão, mais de 6,1 milhões de pessoas passaram a contar com o serviço de urgência do SAMU 192.

Do total de ambulâncias entregues, 1.917 foram destinadas à renovação da frota dos estados e municípios — o que representa cerca de 49,6% dos veículos habilitados e em operação. São ambulâncias que estavam há mais de 15 anos em uso e necessitavam de substituição. Com a renovação, o serviço ganha mais segurança, eficiência e qualidade no atendimento.

Veja também