Aposentadoria pelo INSS fica mais difícil em 2025; veja as novas regras e o que muda

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Para quem já contribuía com o INSS antes da aprovação da reforma da Previdência, a idade mínima para solicitar a aposentadoria sobe seis meses em relação ao regime anterior

Por g1

Aposentadoria pelo INSS fica mais difícil em 2025 – Foto: Reprodução

Desde que a reforma da Previdência foi aprovada em 2019, parte das regras para se aposentar mudam todo ano para um determinado grupo de contribuintes. Em 2025, não será diferente.

Na regra geral, é exigido que:

  • As mulheres se aposentem com idade mínima de 62 anos e pelo menos 15 anos de contribuição;
  • Os homens devem ter idade mínima de 65 anos, com 20 anos de contribuição.

As mudanças fazem parte da regra de transição da reforma. Quem já contribuía com o INSS antes da aprovação do projeto, em novembro de 2019, enfrenta alterações anuais nas regras para aposentadoria até 2031.

Em 2025, essas são as principais mudanças:

  • A idade mínima para solicitar a aposentadoria sobe seis meses em relação ao regime anterior. As mulheres precisam ter, no mínimo, 59 anos. Para os homens, a idade mínima passa a ser de 64 anos.
  • O tempo mínimo de contribuição é de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens.
  • Também há mudanças na regra dos pontos, que soma o tempo de contribuição com a idade do trabalhador. A pontuação mínima exigida será de 92 para mulheres e de 102 pontos para homens.

Regras de transição

As regras de transição são voltadas para quem já contribuía antes da aprovação da reforma da Previdência, e foram criadas para estabelecer uma passagem entre as exigências antigas e as atuais do benefício.

Cada uma delas pode alterar o momento em que o benefício será concedido e o valor que o trabalhador receberá. Assim, o contribuinte pode se aposentar a partir da regra que for mais benéfica para ele.

Veja detalhes de cada uma a partir dos tópicos abaixo:

Veja também