Estudo revela que indulgência e valor agregado ditam as novas tendências de consumo, com Nordeste no topo do apetite por biscoitos.
Blog do Eloilton Cajuhy – BEC

Na contramão da preferência brasileira, nordestinos preferem os biscoitos salgados. Esta é a conclusão de um levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) feito em parceria com a NielsenIQ e divulgado em celebração ao Dia do Biscoito, comemorado neste domingo, 20 de julho.
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O segmento água e sal/cream cracker é o mais consumido na região, em 2025, com um volume expressivo de 27,2% do total referente ao primeiro quadrimestre do ano e faturamento que ultrapassa R$571 milhões. Em segundo lugar, estão os recheados doce com 23,9% da preferência. Na sequência e quase empatados estão os doces amanteigados (13,8%) e maria/maizena (13,3%).
“Na região Nordeste observamos que os biscoitos preferidos são mais tradicionais e versáteis e podem ser consumidos em diversas ocasiões, como o café da manhã, em lanches e até como acompanhamentos. A familiaridade e a versatilidade desses produtos contribuem para sua popularidade”, explica Claudio Zanão, Presidente Executivo da Abimapi.
No Brasil, a categoria recheados doces se destaca como o número um no primeiro quadrimestre de 2025, somando 24,27% do volume total, com mais de 116 milhões de toneladas vendidas. Em segundo lugar, estão os biscoitos de água e sal/cream cracker representando 19,35% do volume, totalizando mais de 93 milhões de toneladas.
Já no comparativo entre 2024 e 2025, os preferidos dos nordestinos também foram os que mais cresceram. Água e sal/cream cracker subiram 6,17% em volume de consumo, seguidas de maria/maizena, com um aumento de cerca de 11,76%. As categorias de biscoitos cobertos e cookies se destacaram com o maior aumento de consumo em valor, registrando crescimento de 21,64% e 7,23%, respectivamente.
Apaixonados por biscoito
A região Nordeste é a maior consumidora de biscoito no país. Em 2025, foi responsável por consumir 28,3% de todo biscoito produzido no país, com faturamento de R$3 bilhões, seguido de Minas Gerais, Espírito Santo e o Interior do Rio de Janeiro, que somados, consumiram 18,4%. A região Sul tem participação de 17,4%, seguida do interior de São Paulo, com 13,4%, e Grande SP com 8,6%. Por último, Grande Rio e a região Centro- Oeste estão empatadas com 7% cada.
“A diversidade regional brasileira desafia a indústria a continuar desenvolvendo estratégias e produtos que atendam às particularidades e aos paladares de cada parte do Brasil. Nossos associados têm feito isso com sucesso, mantendo o consumidor cativo ao biscoito”, analisa Zanão.
O mercado de biscoitos industrializados no Brasil registrou um aumento de 0,9% em seu valor, atingindo a marca de R$10,8 bilhões no comparativo do primeiro quadrimestre de 2024 com 2025. No entanto, foi registrada uma retração de 3,6% no volume comercializado, o que sugere que o setor está se adaptando às novas demandas dos consumidores, com as categorias de maior valor agregado impulsionando o crescimento financeiro, mesmo diante de uma leve diminuição no volume total de vendas.