Bandeira verde entra em vigor e suspende taxa extra na conta de luz

Mudança foi possível após desligamento de térmicas, expansão da geração e recuperação de reservatórios

bandeira verde
Bandeira verde entra em vigor e suspende taxa extra na conta de luz

A bandeira tarifária das contas de energia elétrica será verde a partir desta sexta-feira (1º), eliminando a taxa extra que era cobrada dos consumidores. A mudança foi possível após o desligamento de mais usinas termelétricas, que têm custo mais elevado, da inclusão de novas usinas de energia elétrica ao sistema elétrico brasileiro e da recuperação dos reservatórios das hidrelétricas.

Em março, esses fatores já tinham permitido a mudança da bandeira vermelha para a amarela. Agora a conta de luz dos brasileiros fica livre da taxa extra.

A mudança da bandeira amarela para verde a partir do primeiro dia de abril foi anunciada em 25 de fevereiro pelo Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, após decisão em reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). Essa será a terceira vez em que haverá desligamento de térmicas mais caras, com reflexo de redução nos valores da conta de luz.

Serão desligadas mais 21 usinas térmicas, que somam cerca de 5 mil megawatts (4.981 MW), com economia adicional para o setor elétrico de cerca de R$ 10 bilhões no ano. Na reunião extraordinária do colegiado foi decidido acrescentar mais 14 usinas na lista de empreendimentos a serem desligados a partir de abril. Inicialmente, o CMSE havia deliberado, em sua reunião de fevereiro, desligar sete térmicas.

*Fonte: Ministério de Minas e Energia

Veja também

Folhas secas

Blog do Eloilton Cajuhy – BEC Ah! Se viver fosse fácil não teríamos tantas dores e problemas espalhados em todos os cantos