Mais de 12 mil pessoas foram internadas após acidentes com motocicleta na Bahia em 2024

Número é 117% maior que registrado dez anos atrás, quando o balanço da Abramet fechou em 5.949 vítimas.

Por g1 BA e TV Bahia

Mais de 12 mil pessoas foram internadas após acidentes de motocicleta na Bahia — Foto: Reprodução/TV Bahia

O número de vítimas de acidentes com motocicletas internadas na Bahia em 2024 chegou a 12.888. Os dados mais que dobraram em relação a dez anos atrás. É o que aponta um balanço divulgado pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).

Segundo os registros, foram contabilizadas 5.949 vítimas em 2014. O aumento é de 117% em relação ao ano anterior. Especialistas apontam que o crescimento tem relação com a expansão da frota de motocicletas nas ruas.

Conforme aponta o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), 2024 apresentou a maior quantidade de motos emplacadas em Salvador, com 16.851 unidades.

“As principais vítimas são dessa faixa adulto/jovem, que vai dos 20 aos 29 anos. A grande maioria do século masculino. Então, é realmente um problema muito grave, que precisa ser visto com mais atenção”, afirmou o presidente da Abramet, Antônio Meira Júnior.

Siga nosso canal no WhatsApp e veja mais notícias

O Hospital Ortopédico da Bahia, que fica em Salvador, recebe por dia 15 pacientes oriundos de várias partes do estado. Segundo a gestão, 70% do atendimento abrange vítimas de acidentes de trânsito e mais da metade dele envolve motos.

“Hoje, os acidentes de motocicleta são um problema de saúde pública na Bahia. A cada ano, os números têm aumentado. A questão da velocidade é algo muito importante. Muitos deles, às vezes, caem e não estão usando equipamentos de proteção, como luva e capacete, de forma adequada. Tem uma questão também do uso de álcool e drogas. E tem a questão das vias também, de buracos, mal iluminação… então, é uma série de variáveis que causam essa quantidade tão grande de acidentes”, disse Roger Alencar, diretor médico da unidade de saúde.

Veja também

Viva os dias que Deus lhe confiou

Sem vaidade espiritual, com gratidão, amor à família e propósito em cada passo sob o olhar do Senhor Blog do Eloilton Cajuhy