GENTE QUE FAZ HISTÓRIA – Hoje é aniversário de Lima Duarte

Ariclenes Venâncio Martins, o Lima Duarte,  nasceu em Sacramento, MG, no dia 29 de março de 1930. Ator, diretor, dublador e apresentador. É considerado um dos mais importantes atores do Brasil, tornando-se famoso através de vários papéis memoráveis ao longo da história da telenovela brasileira.

lima duarte1Começou a trabalhar em rádio, como faz-tudo, até chegar a sonoplasta e, finalmente, a radio ator, quando adotou o nome artístico de Lima Duarte por sugestão de sua mãe. Ingressou na televisão, da qual é um dos pioneiros no Brasil.

Esteve no elenco da primeira novela brasileira, Sua Vida Me Pertence, tornando-se um dos principais nomes do gênero. Também fez dublagens em português de desenhos animados norte-americanos da Hanna-Barbera.

Depois de vários anos na TV Tupi, onde passou por grandes dificuldades financeiras devido ao caos da emissora, que acabou falindo, foi contratado pela Rede Globo como diretor, graças à fama obtida pela direção de duas novelas de grande sucesso e popularidade nos anos 60, O Direito de Nascer e Beto Rockfeller, ambas ainda na TV Tupi.

lima duarte2Conseguiu dar um salto na carreira ao interpretar o personagem Zeca Diabo, na novela O Bem-Amado (1973), de Dias Gomes. Em 1984, substituiu Rolando Boldrin no programa Som Brasil, onde também contava histórias de escritores consagrados como Guimarães Rosa.

Outro personagem antológico da história das novelas brasileiras foi o Sinhozinho Malta de Roque Santeiro, novela escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva. Houve também o histórico Sassá Mutema, de O Salvador da Pátria (1989).

*Wikipédia

Veja também