Em Brasília, João Leão pede liberação de verba para obras de esgotamento sanitário de Senhor do Bonfim

Saneamento 02O governador em exercício, João Leão, esteve em Brasília, nesta terça-feira (8), para solicitar a liberação de recursos federais que têm como destino obras de infraestrutura hídrica na Bahia. Ao todo, o pleito chega a R$ 318 milhões.

Acompanhado pelo secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, pelo presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Rogério Cedraz, e pelo representante do governo do Estado na capital federal, Jonas Paulo, ele participou de conversas nos ministérios das Cidades e do Planejamento, além da Caixa Econômica Federal.

Estão na lista de pedidos o sistema de abastecimento de água de Machadinho Norte, o de Paulo Afonso, de Barra do Pojuca e os sistemas de esgotamento sanitário de Senhor do Bonfim e de Ilhéus. Na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a intenção é duplicar adutora e, assim, garantir segurança hídrica para 265 mil pessoas nos municípios de Candeias, Madre de Deus e São Francisco do Conde.

*Secom-Bahia

O ex-prefeito Carlos Brasileiro vem buscando há alguns anos a concretização da obra, que terá 148 quilômetros de rede coletora e beneficiará 15,3 mil unidades domiciliares.

O projeto foi desenvolvido pela Embasa e inclui uma estação de tratamento e uma estação elevatória, além de um coletor tronco de 17,4 quilômetros e uma linha de recalque de 2,1 quilômetros. Após escolhida a empresa que executará os serviços, estes deverão ser concluídos em até 30 meses.

*BLOG DO ELOILTON CAJUHY

Veja também