Por Wikipédia
Luís Otávio “Tato” Gabus Mendes nasceu em São Paulo, em 22 de dezembro de 1952. O ator faz parte de uma família de grandes artistas. Ele é filho do falecido autor de telenovelas Cassiano Gabus Mendes e da ex-atriz Elenita Sánchez Blanco. Seu irmão mais novo, Cássio Gabus Mendes, também é ator. Seu avô paterno, Otávio Gabus Mendes, era crítico, radialista, ator, roteirista e diretor de cinema.
Sua estreia na televisão foi na novela Ti Ti Ti2, autoria de seu pai, interpretando Alex. Depois fez a versão original de Sinhá Moça (1986), como José. Mais tarde trabalharia nas novelas de seu pai, como Brega & Chique (1987), como Maurício e Que Rei Sou Eu? (1989), como Pichot/Lucien, sendo este seu primeiro papel de maior impacto e repercussão, fazendo par com Cláudia Abreu (Juliette).
Em seguida, emplacou outros trabalhos, como Perigosas Peruas (1992), como o atrapalhado Paulinho Pamonha e O Mapa da Mina (1993), como Raul Gouveia. Além dessas novelas, fez Fera Radical (1988), como Paxá, e Mico Preto (1990), como Adolfo.