Genival Lacerda nasceu em Campina Grande, na Paraíba, em 5 de abril de 1931. Cantor e compositor de forró.
Seus principais sucessos são Severina Xique Xique, De quem é esse jegue? e Radinho de Pilha. Ao longo de sua carreira gravou 70 discos.
Morando em Campina Grande, ainda cumpre sua agenda de shows e recentemente fez uma participação no filme Foliar Brasil, sem data para estrear nos cinemas.
Na década de 50, foi morar em Pernambuco e em 1955, decidiu gravar seu primeiro disco de 78 rotações, obtendo sucesso com a faixa Coco de 56.
Em 1964, incentivado por Jackson do Pandeiro, seu concunhado, foi para o Rio de Janeiro, onde trabalhou em casas de forró e chegou a gravar um LP.
Contudo, o sucesso só chegou mesmo em 1975, com a música Severina Xique-Xique, cujo verso “ele tá de olho é na butique dela” tornou-se o mais popular do compositor. Graças a essa composição de sua autoria e João Gonçalves, ele vendeu cerca de 800 mil cópias.
Em abril de 2010, a cantora Ivete Sangalo (que se preparava para um show no Madison Square Garden, de Nova York), gravou em dueto com o cantor campinense, a música “Chevette da Menina”.
Na época, Ivete escreveu no seu Blog: “Sabe com quem gravei semana passada? Com alguém que eu amo e admiro. Ele é genial! Quando balança aquela pancinha dele, sai de baixo. Só vai dar ‘nóis’ no São João”.
*Wikipédia