Maria Odete Brito de Miranda, ou simplesmente Gretchen, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 29 de maio de 1959. É cantora, atriz e dançarina.
Irmã da cantora e apresentadora Sula Miranda e mãe da atriz Thammy Miranda, Gretchen vendeu mais de 15 milhões de discos durante quase quatro décadas de carreira.
Ela iniciou a carreira como crooner da orquestra do Maestro Zaccaro em 1976. Ainda na adolescência, integrava o grupo As Melindrosas juntamente com suas irmãs Sula Miranda, Yara e a prima Paula.
O primeiro LP, “Disco Baby”, já estava pronto enquanto a gravadora Copacabana procurava 4 meninas para a divulgação do material. Após a escolha e o início da divulgação com exibição do clipe no programa Fantástico e várias outras aparições em programas de TV, o LP alcançou a marca de um milhão de cópias vendidas e recebeu nota na revista musical Billboard.
Num período de dois anos, o LP já havia vendido quatro milhões de cópias, segundo o produtor Jorge Gambier, mas neste período Gretchen já havia abandonado o grupo e seguiu em carreira solo, iniciada no fim dos anos 1970, na Era Disco. Seu primeiro trabalho foi com o compacto Dance With Me. A estreia de Maria Odete como “Gretchen” para o grande público da TV aconteceu no Programa Carlos Imperial, na extinta Rede Tupi. Seu nome artístico foi inspirado no título do filme Aleluia Gretchen.
“Gretchen” surgiu no ano de 1978 pelas mãos do argentino Santiago Malnati, conhecido nos meios musicais como Mister Sam. Em 1977, Sam a viu num programa de calouros junto com suas irmãs, que se apresentavam como “As Mirandas” e assumiu a sua carreira.
Seus sucessos foram Freak Le Boom Boom, Conga Conga Conga e o Melô do Piripiri (os dois primeiros receberam disco de ouro e o terceiro disco de platina), entre outros. Pelas décadas seguintes é associada a estes seus mais conhecidos hits.
*Wikipédia