Vinte e nove anos depois, o sonho da água do São Francisco para Bonfim e região continua vivo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

*Por Carlos Brasileiro

Reprodução / Instagram

ÁGUA DO SÃO FRANCISCO, JÁ! Participamos na quarta-feira (31/05), na Assembleia Legislativa da Bahia, da importante audiência pública promovida pelo conterrâneo e amigo deputado estadual Bobô, para discussão da transposição da água do Rio São Francisco – Canal do Sertão Baiano. Um momento memorável que teve a participação de vários prefeitos e prefeitas, ex-prefeitos e ex-prefeitas, deputados e deputadas estaduais e federais, vereadoras e vereadores, representantes de entidades, Secretaria estadual de Recursos Hídricos, presidente da Embasa, e o Diretor presidente da Codevasf, Dr. Marcelo Moreira.

Ao chegar na Assembleia e perceber nas pessoas a alegria de estar ali, imediatamente relembramos do abril de 1994, quando em Senhor do Bonfim unimos toda sociedade e milhares de bonfinenses que foram em caminhada da Praça Nova do Congresso até a BR-407, de forma ordeira e pacífica, livres e conscientes, solicitar dos governos estadual e federal água do rio São Francisco para Bonfim e região.

Podemos afirmar que o nosso protesto, aliado a tantos outros espalhados pelo nordeste, deram origem ao Projeto de Transposição de Águas do São Francisco, criado pelo nosso competente presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O projeto aprovado pelo Congresso Nacional contemplou alguns estados do nordeste, mas por questões políticas adversas à vontade da maioria do povo nordestino e do presidente Lula, a Bahia não foi atendida.

Reconhecendo a necessidade urgente de água potável para nossa região, o governo Paulo Souto construiu a barragem do Aipim, apelidada pelo radialista Tito Rocha de “barragem do pingo d’água”. Mais adiante, depois de várias reuniões com lideranças da região, o governo estadual reconheceu o risco da falta de água para o consumo humano e animal e construiu a barragem de Ponto Novo, que hoje ajuda no abastecimento de Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Jaguarari, Andorinha e Itiúba.

Quando deputado estadual, realizamos em Bonfim um encontro de prefeitas e prefeitos com a presença de várias lideranças da nossa região, regiões de Juazeiro e representantes da bacia do Jacuípe, com a participação, também, do então presidente da Codevasf, Elmo Vaz, para apresentar o anteprojeto da tão sonhada Transposição de Águas do São Francisco.

Dez anos se passaram, mas o sonho das baianas e dos baianos que vivem no semiárido não foi destruído, ao contrário; continua vivo nas mentes e nos corações daqueles que querem o melhor para a Bahia. Neste contexto, chega fazendo um gol de placa o nosso conterrâneo Bobô, deputado atuante e sempre preocupado com as demandas mais importantes do povo baiano, especialmente com aqueles que moram em Bonfim e no Território Piemonte Norte do Itapicuru.

Saímos da reunião felizes e confiantes de que o sonho sonhado pelos bonfinenses no brilhante abril de 1994, em breve será realidade, e a água em abundância representa tranquilidade para o consumo humano e animal, e desenvolvimento para os 44 municípios atendidos pelo Canal do Sertão Baiano.

Obrigado Deus!

Parabéns, bonfinenses por terem sido precursores deste sonho!

Parabéns, deputado Bobô!
Parabéns, senador Jaques Wagner!
Parabéns, governador Jerônimo!
Parabéns, presidente Lula!

ÁGUA DO SÃO FRANCISCO JÁ! Juntos somos mais fortes!

Reprodução / Instagram

*Carlos Brasileiroex-prefeito de Senhor do Bonfim, e atual assessor da Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social – SEADES

Veja também

MEC publica edital de inscrições para o Fies

Complementação de informações de pré-selecionados começa dia 31. Por Agência Brasil O Ministério da Educação (MEC) anunciou o cronograma e demais procedimentos