Vem aí o Pix por aproximação: BC e CMN aprovam regras que viabilizarão facilidade

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Por Isto É Dinheiro

Celular é usado para leitura de QR code para pagamento via Pix – Foto: REUTERS/Pilar Olivares

O Banco Central e o Conselho Monetário Nacional decidiram criar novas regras do Open Finance visando simplificar a jornada de iniciação de pagamentos com Pix, inclusive a para a realização de pagamentos por aproximação.

Segundo comunicado divulgado nesta quinta-feira, 4, pelo BC, as novas regras irão diminuir etapas nos pagamentos online e possibilitarão a oferta de Pix nas carteiras digitais, as chamadas wallets.

“A mudança abrirá espaço para a realização de pagamentos por aproximação com o Pix, permitindo que o usuário realize a transação sem a necessidade de acessar o aplicativo de sua instituição financeira”, informou o BC.

Ainda não foi divulgado uma previsão de data para o início da novidade.

As novas regras irão ampliar o escopo de instituições que participam do ecossistema do Open Finance, passando a abranger instituições financeiras que são relevantes em segmentos, como por exemplo investimento e operações de câmbio. Com isso, a base de potenciais clientes beneficiados pelo Open Finance vai alcançar 95% dos usuários do SFN.

O Banco Central também aprovou a estrutura definitiva de governança do Open Finance pavimentando o seu desenvolvimento mais rápido. Essa governança definitiva passará a ter personalidade jurídica e estrutura organizacional próprias.

A partir do Open Finance, as instituições financeiras irão criar Super Apps, consolidando todas as soluções e informações em um único aplicativo, facilitando ainda mais a experiência do cliente e a oferta de novos produtos e serviços financeiros.

Veja também

Vá, mesmo sem companhia

Blog do Eloilton Cajuhy A vida é cheia de momentos e oportunidades que muitas vezes aparecem uma única vez. Quantas vezes você