No estado, uso de cartões virtuais e pagamento por aproximação cresceu 100% e 80%, respectivamente, no primeiro trimestre de 2023; avanço é constante nos últimos dois anos e a tendência ainda é de crescimento.
A adesão e demanda crescentes pelas novas tecnologias bancárias estão redefinindo a indústria de pagamentos. E a disposição dos consumidores de acessar cada vez mais serviços financeiros digitais tem impulsionado positivamente o mercado, o levando ao desenvolvimento de novos recursos sofisticados para melhorar a experiência dos clientes. Neste universo, destacam-se as modalidades digitais dos cartões e o Pix, que apontam curva ascendente de uso, se consolidando entre as preferências das pessoas.
Exemplo disso são as compras efetuadas com a tecnologia Aproxime e Pague (ou NFC, do inglês Near Field Communication), considerando cartões de crédito e carteiras digitais. Levantamento do Itaú Unibanco aponta que, na Bahia, o uso dessa modalidade no pagamento de compras físicas teve alta de 80% (na quantidade de transações) no primeiro trimestre de 2023, na comparação com o mesmo período do ano anterior. No período, ela representou 27% de todas as compras físicas. Já o uso convencional do cartão, por inserção, caiu 14% – e passou de 85% do total das compras realizadas em 2022 para 73% este ano.
“Os pagamentos sem contato foram acelerados por necessidade e são uma das direções no horizonte da indústria de meios de pagamentos. Conforme os consumidores estão se tornando adeptos dessas modalidades, o mercado vislumbra mais oportunidades de apresentar inovações no futuro próximo”. considera Mário Miguel, diretor de Pagamentos do Itaú Unibanco.
O estudo traz ainda alguns dados curiosos sobre o uso da modalidade na Bahia. Os homens são os que mais usam a tecnologia, com 59% das transações, e 62% do valor gasto; entre as gerações, a que mais utiliza é a geração Y, com 44% de share – e curiosamente, a que tem maior avanço no uso são os babyboomers (pessoas com mais de 58 anos), com aumento de 91% no uso. Os segmentos nos quais a tecnologia é mais utilizada para os pagamentos são os mercados (13% das transações), lojas de conveniência (9%), restaurantes (8%), postos de combustíveis (7%) e fastfoods (7%) – todos locais onde a tendência é realizar os pagamentos de forma rápida e prática.
Cartão Virtual
Observando especificamente o uso do cartão virtual, que oferece uma camada adicional de segurança nas transações feitas pela internet, há um avanço importante: nos três primeiros meses de 2023, o uso do cartão virtual subiu 100% na Bahia (na comparação com o mesmo período de 2022), considerando a quantidade de transações. Em relação ao valor transacionado, a alta foi de 65%, alcançando 16% do total das compras online.
“Esse avanço significativo se refletiu também em uma queda na contestação de fraudes. No ano passado, a partir do momento em que passamos a estimular mais o uso do cartão virtual – seja com campanhas ou com novas funcionalidades – verificamos uma redução no número de clientes que contestaram compras por motivo de fraude. Conseguimos ver na prática como o cartão virtual protege o cliente na hora da compra online”, explica Mario.
A ampliação da digitalização também vem mudando a forma como pessoas e empresas interagem e fazem negócios. O Pix segue em ascensão entre os meios de pagamento, com aumento consistente trimestre a trimestre no total transacionado pelos clientes do Itaú. A modalidade teve um salto de 123% na quantidade de operações realizadas no primeiro trimestre de 2023 na Bahia, ante o mesmo período de 2022, e de 78% no valor transacionado – considerando os Pix realizados por clientes pessoa física (CPF) para contas de pessoa jurídica (CNPJ).
Fonte: Comunicação Corporativa – Itaú Unibanco