UNEB em Senhor do Bonfim realiza seminário para discutir sobre o futuro da educação no Brasil

Professores da educação básica e superior, estudantes, gestores, pesquisadores e membros de entidades participaram do seminário “Reformas Educacionais e o Futuro da Educação Pública no Brasil”, ontem (20), no Departamento de Educação (DEDC) da UNEB em Senhor do Bonfim. O seminário teve como objetivo discutir sobre a atual conjuntura política, econômica e social que interfere diretamente no futuro da educação básica e superior no Brasil.

O Seminário contou com discursos e poesias que chamaram a atenção sobre a necessidade de se colocar em pauta as questões que são importantes para a sociedade. Assim, os convidados falaram sobre a reforma da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que propõe um currículo homogêneo e hegemônico, ameaçando a diversidade, a contextualização e as singulares. A BNCC indica ainda a aprendizagem tomada como fim e não como meio; currículos mais técnicos que não estimulam o desenvolvimento do pensamento critico dos sujeitos; a desvalorização do saber docente, dentre outros.

Nesse sentido, a professora da UNEB Ivânia Freitas, diz que é necessário debater sobre a BNCC. “Primeiro precisamos compreender o que significa essa proposta de currículo, verificando se ela dialoga com as demandas do território, e depois pensar quais são os caminhos para construir o currículo municipal fazendo com que ele não perca seu local de identidade e de autonomia”, afirmou Ivânia.

A realização desse momento se faz importante diante do cenário no qual nos encontramos. Desse modo, a professora e ex-secretária geral do Renova ANDES-SN, Celi Taffarel ressaltou três razões que tornam a discussão necessária. “A primeira diz respeito ao rumo que deve ter a educação, pois a BNCC está sinalizando para um rebaixamento teórico da classe trabalhadora. A segunda, é que caberá às universidades e escolas apresentarem uma alternativa para modificar este rumo. E a terceira, é de que todo esforço deve ser feito coletivamente com as instituições, órgãos, entidades científicas, etc., e a universidade deve tomar a frente, pois é seu papel e sua responsabilidade”, frisou Celi.

A iniciativa do Campus VII da UNEB em discutir o futuro da educação no Brasil é pioneira na região, e reflete a preocupação da comunidade acadêmica e externa com a educação básica e superior pública. Assim, a diretora do DEDC, Suzzana Alice Lima, concluiu que o seminário trouxe resultados positivos. “Tivemos muitas contribuições teóricas, além das análises sobre a BNCC para o cenário da educação pública no Brasil e como essa reforma atinge o ensino e a formação dos docentes. Esperamos ampliar esse debate e alcançar ainda mais pessoas”, completou Suzzana.

Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/ UNEB)

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