Um sonho por uma sociedade consciente

*Por Profa. Dra. Maria Glória da Paz

Reprodução / Linked in

Tomando um cafezinho quente pra esquentar o frio e pensando. Pensando sobre os últimos acontecimentos, o espocar dos fogos e o pipocar das champanhe, e me pergunto: onde paramos? Onde guardamos ou enterramos coisas como bom senso, vergonha, amor pela pátria, honestidade? Onde será que enterramos os princípios que aprendemos em casa, na escola, na igreja?

Quem viveu sob um regime ditatorial sabe muito bem o que esse calvário significou para a nossa cabeça, nossas famílias e nossos corpos, nossa vida econômica, social e cultural.

>> Seja membro do canal Blog do Eloilton Cajuhy no WhatsApp e veja mais notícias

Hoje vejo com muita tristeza, os interesses individuais se sobrepondo aos interesses e necessidades do coletivo. Vejo com muita tristeza e vergonha, ver que muitos/as de nós não sabe o significado das leis e o que é soberania nacional e, consequentemente, nem sabe o que é a soberania da sua própria casa.

Talvez seja o meu olhar setentão que esteja enxergando demais, porém, o que aprendi com a minha casa, a igreja que frequentei e as escolas por onde passei, me deixam hoje entristecida e envergonhada por ver que perdemos a sensatez e admiramos o contrário do que recebemos no seio da nossa família.

Tomara que ainda chegue o dia de espocarmos fogos e champanhe por termos uma população consciente, bem formada, moral e cognitivamente e tenha consciência do nosso significado para o mundo.

“… O mundo não é só aqui/ repare naquela estrada/ a que distância nos levará…”

Profa. Dra. Maria Glória da Paz. Prof. Adjunto / aposentada da Universidade do Estado da Bahia- UNEB.

Veja também