Um dos pioneiros do humor na TV Brasileira, Lúcio Mauro nascia em 14 de março de 1927

Por Wikipédia

Da Julia (Lúcio Mauro), Alberto Roberto (Chico Anysio) e a atriz Juliana Paes em quadro do ‘Zorra Total’ em dezembro de 2009 — Foto: Isac Luz/TV Globo

Lúcio de Barros Barbalho nasceu em Belém, capital do Pará. Foi ator e humorista brasileiro, um dos pioneiros na televisão no Brasil. Passou pela TV Rio, Tupi, pela Excelsior e TV Globo. Era conhecido pelos personagens humorísticos que interpretava.

Carreira

Em 1960, com a inauguração da TV Rádio Clube de Pernambuco, fez seu primeiro programa de humor na televisão, Beco sem Saída, contracenando com José Santa Cruz no quadro Jojoca e Zé das Mulheres. Depois de ir para o Rio de Janeiro e trabalhar na TV Rio e TV Tupi, estreou na TV Globo, no humorístico TV0–TV1.

Lúcio Mauro em ‘Dona Flor e Seus Dois Maridos’, como o personagem Neca do Abaeté, em 1998 — Foto: Acervo TV Globo

Lúcio Mauro foi conhecido principalmente por suas atuações em quadros de programas humorísticos de televisão, especialmente, nos programas de Chico Anysio, os quais lhe deram seus dois personagens mais emblemáticos: Aldemar Vigário e Da Júlia. Outro personagem de sucesso veio em Balança Mas Não Cai; Fernandinho, um homem rico e sofisticado, cuja esposa, a ignorante Ofélia (Sônia Mamede), causava-lhe grande constrangimento devido às suas gafes perante convidados ilustres.

Morte

Lúcio Mauro morreu no dia 11 de maio de 2019, aos 92 anos, em uma clínica na zona sul do Rio de Janeiro, onde estava internado havia dois meses para tratamento de problemas respiratórios. A causa da morte foi falência de múltiplos órgãos.

Veja também