Trufas de besouro e cerveja de barata: alimentos produzidos com insetos que podem ser alternativa a proteínas tradicionais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Alimentos à base de insetos é o foco do projeto liderado pela Fabíola Dorneles, bióloga e professora no curso técnico em Alimentos no Instituto Federal do Paraná.

Por Globo Repórter

Alimentos produzidos com insetos que podem ser alternativa a proteínas tradicionais — Foto: Reprodução/TV Globo

Você comeria algum alimento à base de inseto? Esse é o foco do projeto liderado pela Fabíola Dorneles, bióloga e professora do Curso Técnico em Alimentos no Instituto Federal do Paraná (IFPR).
Trufas de besouro, pão de queijo de tenébrios acompanhado de geleia de goiaba com farinha de baratas são algumas das receitas elaboradas pela turma da Fabíola. A bióloga destaca que os insetos são uma excelente alternativa de proteína animal.

Fabíola ainda pontua que eles têm uma gordura boa, que são os lipídios benéficos à saúde.

Entomofagia, o consumo humano de insetos

Alimentos produzidos com insetos que podem ser alternativa a proteínas tradicionais — Foto: Reprodução/TV Globo

Empolgados com o projeto, alguns alunos lançaram uma startup para dar continuidade à pesquisa de manejo de insetos para a produção de alimentos, tanto pra consumo humano, quanto para o consumo animal.

O hábito de comer insetos é comum em mais de 120 países e também entre os povos originários do Brasil. A venda comercial desses produtos ainda aguarda a aprovação da Anvisa, mas já existem até cervejas de barata, como a “Cerveja Barata”.

O medo do novo como um obstáculo

Germano, um especialista no assunto, menciona o medo do novo, como um obstáculo para a aceitação de proteínas alternativas. Ele, no entanto, cita a recepção dos brasileiros a esses tipos de alimentos.

Veja também

Caminhos certos

Blog do Eloilton Cajuhy Quantas vezes achei que fosse o fim, e a vida me surpreendeu, alargando minha estrada, me mostrando outra