Três dicas para manter a calma e retomar o controle da sua vida durante a crise da covid-19

FONTE: Fabiano de Abreu - Gestão geral grupo MF Press Global

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
A palestrante, escritora e especialista em fisiologia Debora Garcia aponta medidas que podemos adotar para não perder o controle das nossas vidas e da nossa calma durante as aflições da pandemia

A pandemia do novo coronavírus não trouxe apenas uma emergência sanitária de abrangência mundial, mas colocou à prova nossas instituições, governos e até mesmo o mercado financeiro e a indústria, que amargam números ruins, com a redução do PIB e da atividade comercial e industrial, deixando milhões de brasileiros em maus lençóis, seja por questões de desemprego, lay-off, redução salarial e outras crises consequentes disto.

No entanto, a palestrante, escritora e especialista em fisiologia e referência no estudo da meditação, Debora Garcia, aponta medidas que podemos adotar para não perder o controle das nossas vidas e da nossa calma durante as aflições da pandemia, mesmo quando as coisas não vão como esperávamos: “sabemos que a esperança que se adia adoece o coração. Estamos falando de sonhos, planos e até mesmo, infelizmente, vidas que foram interrompidas pela pandemia da covid-19. No entanto, precisamos manter a nossa paz e o nosso equilíbrio, embora não seja fácil, para sairmos desta mais fortes e aplicarmos as lições aprendidas para superar os novos desafios que virão”.

Confira três dicas de Debora Garcia para manter a calma mesmo passando pelo momento mais delicado da crise:

1 – Filtre as informações

Saiba escolher criteriosamente aquilo que assiste e ouve, porque isso é alimento para a sua mente. A qualidade dos nossos pensamentos é influenciada diretamente por esses alimentos. Evidente que é importante se manter informado especialmente em uma situação como essas, mas o excesso pode aumentar o stress e ansiedade, gerando um medo ainda maior afetando o seu equilíbrio.

2 – Faça pausas estratégicas

Fazer uma breve pausa para meditar no meio do dia pode parecer estranho. Mas uma meditação pode te trazer mais energia, acalmar as emoções, reduzir tensões e aumentar a clareza de ideias.

A meditação traz inúmeros benefícios comprovados cientificamente por pesquisadores do Centro Médico Irving da Universidade de Columbia e do Institute for Prevention Research que revelaram que a prática tem muitos benefícios para a saúde geral e o corpo, pois também é capaz de reduzir as chances de se ter um ataque cardíaco e AVC, reduzir a pressão arterial, as inflamações e fortalecer a imunidade. Além disso, estimula a concentração, proporciona ferramentas para pensarmos com maior clareza e melhora no desempenho das funções profissionais e pessoais.

3 – Seja gentil consigo mesmo

Entender que estamos passando por uma situação delicada, que está gerando tensão em muitas pessoas é um ótimo gesto de gentileza. Saber que você pode sim ter várias emoções nesse momento, aprendendo a se acolher ao invés de se cobrar tanto por uma vida absolutamente regrada e rígida nessa fase que é passageira.

Adeque seus horários para essa nova realidade, que é temporária mas exige habilidade para administrar a dinâmica de trabalho, vida pessoal e todos os cuidados para se prevenir da contaminação, como as rotinas de higienização que podem também ser fonte de stress.

Veja também

Senhor do Bonfim: Lei Orgânica faz 30 anos

A Lei Orgânica Municipal é o conjunto de normas que disciplina as regras de funcionamento da administração pública e dos poderes municipais.