TJ-BA revoga segunda prisão preventiva de Binho Galinha

FONTE: Bahia.ba

A decisão foi tomada após habeas corpus apresentado pela defesa do parlamentar.

Blog do Eloilton Cajuhy – BEC

📲 Siga o canal do BEC no WhatsApp

📷 Divulgação / AL-BA

O deputado estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha (Avante), continuará preso mesmo após o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) revogar, por unanimidade, a segunda prisão preventiva contra ele. A decisão foi tomada após habeas corpus apresentado pela defesa do parlamentar.

A permanência na prisão ocorre porque existe uma primeira ordem de prisão preventiva contra Binho Galinha. A legalidade dessa medida é atualmente discutida no Superior Tribunal de Justiça (STJ), segundo os advogados do deputado.

Após a decisão do TJ-BA, a defesa afirmou que pretende continuar contestando a primeira prisão e disse esperar que o STJ também reconheça as ilegalidades apontadas pelos advogados. Para eles, o parlamentar deve voltar a responder ao processo em liberdade.

Sobre a segunda prisão, que acabou derrubada pelo TJ-BA, os advogados sustentaram que a medida não foi acompanhada de novos fatos que justificassem a mudança no status de liberdade do deputado. A defesa destacou ainda que Binho Galinha havia respondido ao processo em liberdade e, segundo os representantes, não teria atrapalhado a instrução.

Outro argumento apresentado foi o de que a prisão preventiva não teria sido solicitada pelo Ministério Público nem pela autoridade policial. Para a defesa, a decisão de primeira instância teria sido tomada de ofício, em desacordo com o artigo 311 do Código de Processo Penal.

Os advogados também afirmaram que existem outros pontos do processo que ainda serão questionados nas instâncias superiores. Entre as medidas previstas está a apresentação de argumentos no julgamento da apelação, que ainda está pendente.

Veja também