Tijuaçu realiza 1º Festival Quilombola e encerra mês da Consciência Negra com celebração histórica

FONTE: Ascom deputado Bobô

Blog do Eloilton Cajuhy – BEC

O 1º Festival Quilombola foi idealizado pela liderança Josias do Paulo – Foto: Ascom deputado Bobô

Encerrando as ações alusivas ao mês da Consciência Negra, o distrito de Tijuaçu, em Senhor do Bonfim, sediou o 1º Festival Quilombola, um marco cultural para a maior comunidade quilombola do Brasil. Idealizado pela liderança local Josias do Paulo, o evento foi promovido pela Associação Tareco e Mariola, com apoio do Governo da Bahia, por meio da Bahiagás, e do deputado estadual Bobô, responsável pela articulação dos recursos que tornaram a iniciativa possível.

Para Josias, o festival simboliza a reafirmação da identidade, da memória e da luta do povo quilombola. “A realização do 1º Festival Quilombola é um momento muito importante para a comunidade. O Movimento Negro está fazendo essa discussão no mês de novembro e preparamos tudo para que acontecesse no último dia do mês, justamente para fecharmos com chave de ouro esse período tão significativo, que culminou no 20 de novembro, com a homenagem a Zumbi dos Palmares. Durante o festival celebramos nossa cultura e nossa história, mas também relembramos lutas e desafios enfrentados ao longo do tempo”, destacou.

>> Clique aqui e entre no canal do BEC no WhatsApp

Foto: Ascom deputado Bobô

O objetivo central do festival foi promover e valorizar a cultura quilombola, ampliando a visibilidade dos povos tradicionais e fortalecendo a preservação das suas raízes. A programação, marcada por diversidade e ancestralidade, incluiu discussões temáticas, mesas-redondas, apresentações culturais, feira gastronômica de comidas típicas e shows musicais, reunindo moradores, convidados e lideranças regionais.

Representando a Bahiagás e integrante do Comitê Pró-Equidade de Gênero, Raça, Diversidade e Inclusão, Denise Assis destacou a relevância institucional e humana da iniciativa. “Para nós, estar aqui é reafirmar um compromisso que não é apenas institucional, mas profundamente humano: o compromisso com a valorização das identidades, com o respeito às ancestralidades e com a promoção de oportunidades que honrem todas as formas de existência. Quero agradecer ao deputado Bobô por todo o apoio na construção deste festival, que celebra as tradições, o território, as vozes, os ritmos e o futuro que se constrói com dignidade e inclusão. Que este seja apenas o primeiro de muitos encontros”, afirmou.

O 1º Festival Quilombola de Tijuaçu contou com a presença de assessores do deputado Bobô; Denise Assis, representando a Bahiagás; Adnael Martins, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (SEPROMI); Gustavo Miranda, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE); Nilo Ramos, coordenador-geral da CESOL; além da ex-vereadora Lúcia Cerqueira e diversas lideranças locais.

Veja também

Quando o silêncio diz mais

A sabedoria de falar apenas o necessário Por Blog do Eloilton Cajuhy – BEC Há uma beleza rara no silêncio — uma