Termo de Cooperação Técnica com o governo do Estado vai garantir funcionamento pleno da Ceapa em Bonfim

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Medida beneficiará apenados, seus familiares e Poder Judiciário.

Blog do Eloilton Cajuhy

Reprodução

Na segunda-feira, 29 de janeiro, a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), realizou ato solene de assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o estado e os municípios de Senhor do Bonfim, Andorinha, Capim Grosso e Jaguarari, para o funcionamento pleno da Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas (Ceapa).

Estiveram presentes ao evento, o deputado Bobô, o ex-prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro, Assessor Especial do Governo do Estado, e os prefeitos de Andorinha, Renato Brandão; de Capim Grosso, José Sivaldo Rios de Carvalho, e de Jaguarari, Antonio Nascimento.

A Ceapa está sediada em Bonfim, num imóvel alugado pelo Governo do Estado. O quadro funcional, conforme convênio assinado na gestão de Brasileiro, era composto por uma atendente, uma advogada, uma psicóloga e uma assistente social, de responsabilidade da Prefeitura de Senhor do Bonfim.

“Todavia, demonstrando total desprezo e desrespeito aos cumpridores de penas alternativas, seus familiares e ao Poder Judiciário, o prefeito Laercio Junior, não renovou o contrato da equipe e colocou na Ceapa apenas uma advogada para atender os seus interesses pessoais, prejudicando assim, o pleno funcionamento da central”, disse Carlos Brasileiro.

A fim de sanar tais problemas e dar maior celeridade a esse serviço, e em atenção a seus usuários e familiares, o Governo do Estado estabeleceu uma espécie de consórcio com os municípios mencionados para gerir os serviços da Ceapa, sem que haja qualquer prejuízo à sua finalidade de acolher, assistir e ressocializar apenados. Assim, o Estado passa a disponibilizar, além do imóvel e despesas de funcionamento, uma atendente e uma advogada, e os municípios parceiros uma psicóloga, uma assistente social e um veículo para transportar a equipe que atende a Senhor do Bonfim e aos demais municípios.

O Termo de Cooperação Técnica é uma conquista muito importante, que promoverá tratamento digno e respeitoso aos cumpridores de penas e medidas alternativas, aos seus familiares e ao Poder Judiciário. “É mais uma vitória nossa, do deputado Bobô, da vereadora Lucia Cerqueira, dos vereadores Moge, Rê do Sindicato e Quinho, e da sociedade regional”, afirmou Brasileiro.

“Agradecemos ao governador Jerônimo Rodrigues, a José Antônio Maia, secretário da Seap e ao diretor Nestor José Maria Neto. Nossa gratidão também aos prefeitos Renato Brandão (de Andorinha), José Sivaldo (de Capim Grosso) e Antônio Nascimento (de Jaguarari), que encamparam conosco essa empreitada. Gestão se faz com respeito e amor ao próximo. O cuidado e atenção do poder público ajudam na ressocialização de quem precisa de apoio e oportunidade”, finalizou o ex-prefeito de Bonfim.

Veja também

MEC publica edital de inscrições para o Fies

Complementação de informações de pré-selecionados começa dia 31. Por Agência Brasil O Ministério da Educação (MEC) anunciou o cronograma e demais procedimentos