STF reverte decisão do STJ e determina continuidade da operação que tem deputado Binho Galinha como principal alvo

Efeitos da Operação El Patrón foram anulados pelo STJ em junho deste ano, com justificativa de ilegalidade na solicitação de um relatório financeiro.

Por g1 Feira de Santana e Região

Binho Galinha, deputado estadual — Foto: Agência Alba

O Supremo Tribunal Federal (STF) reverteu a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e determinou a continuidade da Operação El Patrón, que tem como alvo o deputado estadual Kleber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha (PRD). A decisão foi emitida na sexta-feira (8).

A Operação El Patrón foi deflagrada em 2023 e investiga um grupo criminoso suspeito de lavagem de dinheiro vindo de agiotagem, jogo do bicho, receptação qualificada e desmanche de veículos.

>> Seja membro do canal Blog do Eloilton Cajuhy no WhatsApp e veja mais notícias

Em junho deste ano, o STJ havia anulado os efeitos da Operação El Patrón por falhas na investigação. Os problemas foram identificados especialmente na forma como a autoridade policial obteve relatórios sigilosos do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), sem autorização judicial, o que violaria garantias constitucionais.

Na decisão do Ministro Cristiano Zanin, publicada na sexta-feira, a legalidade dessas provas foi reafirmada. Segundo o ministro, já existe uma decisão anterior, do próprio STF, que garante que esse tipo de relatório possa ser pedido sem autorização judicial prévia desde que haja uma investigação formal aberta e que o sigilo seja mantido.

Dessa forma, o STF cancelou a decisão do STJ, validou as provas obtidas do COAF e determinou que as investigações sigam normalmente utilizando essas provas.

Veja também